Câncer De Ovário

Neste artigo irá conhecer tudo acerca do Câncer de Ovário, o que é, quais são os sintomas, prevenção e qual diagnostico deve realizar. Atualmente existem vários tipos de câncer, o câncer de ovário é o câncer cuja taxa de mortalidade é maior.

Em 2018, foram registados cerca de 248 543 casos em todo o mundo com câncer de ovário. Anualmente este problema acabam com cerca de 128 mil mulheres e apenas 42 porcento das mulheres possuem chances de superar a doença.

O que é o Câncer de Ovário?

câncer de ovário diagnostico

Também conhecido como cancro dos ovários do qual nenhuma mulher esta a salvo. Esta doença é hereditária e também é necessário ter em conta que todas as mulheres possuem células cancerígenas. Estas células podem permanecer durante a vida toda sem alterações ou podem evoluir. Na maioria dos casos os sintomas são diagnosticados de modo incorreto, isto porque os sintomas pode ser confundidos com sintomas de outras doenças.

Geralmente, os sintomas de câncer de ovário são confirmados na etapa avançada da doença. Atualmente, não se apresenta nenhum exame de rotina capaz de apontar para o cancro e garantir o resultado correto.

Contudo existem fatores que contribuem para o aumento das células cancerígenas, é o caso da:

  • Idade – Geralmente o cancro dos ovários mostra seus indícios em mulheres cuja idade varia entre os 45 – 55 anos, isto acontece porque encontram-se no período denominado por menopausa.
  • Hereditariedade – As mulheres cujos antecedentes possuíam cancro apresentam maior probabilidade de terem o mesmo. Isto acontece através da genética, no momento em que apresentam-se desequilíbrios nos genes BRCA2 E BRCA1.

Geralmente os indícios do câncer de ovário são muitas vezes confundidos com outras doenças, algumas delas são as enfermidades gastrintestinais.

Esta doença é mais frequente em mulheres que já estiveram perante a endometriose, em mulheres cuja a menopausa teve inicio mais tarde, em mulheres que não tiveram filhos, que tiveram o período menstrual antes do normal e quando a menopausa teve sua origem antes do tempo.

Fatores de risco

Este tipo de câncer predominante no corpo das mulheres  é um dos sete tipos de cancro mais frequente em toda a parte do mundo. Com base em estudos realizados, pode-se afirmar que 37 porcento das mulheres com câncer de ovário apresentam antepassados com a mesma doença.

É fundamental dirigir-se ao médico ou ao medico especialista no setor da genética e realizar um exame com objetivo de saber qual é a probabilidade de futuramente possuir câncer.

Sintomas de câncer de ovário

Frequentemente, os sintomas do cancro podem ser confundidos com outra doença, com já foi referido é o caso de doenças gastrintestinais. Veja os sintomas do cancro de ovário:

  • Dor pélvica;
  • Inchaço abdominal;
  • Sangramento vaginal;
  • Dificuldade ao urinar;
  • Dor abdominal;
  • Perda de peso;
  • Dificuldade de digerir alimentos;
  • Necessidade de urinar com frequência.

Ao possuir algum destes sintomas por mais que quatro dias, é inevitável consultar o seu medico. É bastante frequente que mulheres que apresentam um ou mais sintomas seja portadoras da doença.

Não deixe de ir ao médico e tirar suas duvidas, estes sintomas também podem dar origem a outros problemas no organismo. Por isso, não deixe que a possível doença se agrave no seu corpo.

Prevenção do cancro de ovário:

o que é o câncer de ovário

Hoje em dia apresentam-se dois métodos que contribuem para a redução de câncer de ovário. A primeira é a pílula anticoncepcional, esta pilula de via oral contribui para uma significativa redução da doença, mantendo-a entre os 30 – 65 porcento. O outro método é a cirurgia preventiva para a remoção dos ovários e das trompas de Falópio, este procedimento só é realizado quando os exames apontam para um aumento das células cancerígenas nos ovários.

No caso das mulheres que encontram-se no período pós-menopausa, este tipo de cirurgia pode diminuir o risco significativamente. Ao realizar a operação também reduz a probabilidade de obter o cancro da mama para 70 porcento.
Determinados especialistas afirmam que pessoas saudáveis e em bom estado físico tem menos probabilidade de adquirir o câncer de ovário.

Diagnostico do câncer de ovário:

Hoje em dia o diagnostico do cancro de ovário é realizado com base nos sintomas acima mencionados, é importante referir que apenas a biopsia é capaz de garantir resultados acerca do cancro. Caso suspeite desta doença, deve pedir no seu medico orientação para os seguintes exames:

  • Ultrassom transvaginal;
  • Tomografia computadorizada;
  • Exame de sangue CA-125;
  • Exame pélvico.

Estes exames apresentam maior eficacia quando são realizados em reunião.

Veja também:

Veja como é feita a cirurgia do câncer de ovário:

É muito importante prevenir o nosso estado de saúde, realize exercício físico diariamente durante trinta minutos. Mantenha uma alimentação saudável e irá verificar que com o tempo o seu estado físico irá mostrar diferenças positivas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.