Caxumba

Sofre de glândulas aumentadas? Caxumba é o vírus que pode estar por trás das dores intoleráveis que predominam no seu rosto. Neste artigo vai encontrar o que é o vírus de caxumba, quais são os sintomas e riscos, se é transmissível, a que tratamento recorrer e como detetar caxumba em bebês.

O que é caxumba?

Caxumba é o termo medicinal atribuído a um doença, também conhecida como uma infeção das glândulas parótidas. Essas glândulas pertencem ao conjunto das glândulas responsáveis pela produção da saliva. Ainda assim, o vírus pode também atingir a glândula sublingual e a glândula submandibular. Ambas as glândulas encontram-se bastante perto dos ouvidos, podendo causar dores insuportáveis.

glandulas parotidas

Esta infeção vigora mais em jovens e crianças, mas também pode atingir pessoas da terceira idade, acabando por afetar uma ou até duas glândulas em simultâneo. Dificilmente são visíveis complicações nesta doença, contudo, o vírus pode causar danos bastante significativos para a sua saúde se não acautelar com imunização.

Caxumba é transmissível?

Este vírus teve suas origens na parentela dos paramixovírus e é transmissível pelo ar, nem mais nem menos que pelo aspiro do portador do vírus. A doença começa a ser visível entre duas a três semanas após a contaminação. A passagem da doença pode acontecer antes da exibição dos sintomas pelo individuo infectado até cerca de seis dias. Primeiramente, apenas uma lado pode ser infectado, acabando por afetar o outro lado em poucos dias.

Causas de caxumba

A doença é originada através do vírus, que é transmissível de pessoas para pessoas através da saliva. Ao não ter a vacina contra caxumba pode acabar por ficar contaminado ao beijar uma pessoa contaminada, ao falar perto dessa pessoa e mesmo ao dividir copos e outros material doméstico.

tratamento de caxumba

A pessoa ao ser atingida com o vírus irá contaminar outros indivíduos num período que vigora nos sete dias antes dos sintomas serem visíveis. O tempo que o vírus demora a estabelecer-se no nosso organismo varia entre duas a três semanas. Atualmente, considera-se que o homem é o único transmissor do vírus caxumba, ou seja, os animais e as plantas não são transmissores da doença gerada pelo vírus.

Sintomas de caxumba

Determinadas pessoas podem ser portadoras de caxumba sem mostrar seja qual for o sintoma, ou podem apresentar sintomas bastante leves do vírus. No período em que os sintomas do vírus se manifestam, estes costumas ser visíveis no período entre duas a três semanas após a conexão com o vírus. O sintoma mais marcante logo no início da doença é o inchaço das glândulas. Existem também outros sintomas que envolvem:

  • Dores no rosto;
  • Falta de saliva;
  • Dificuldade de engolir e mastigar alimentos;
  • Aumento das glândulas dos dois lados do rosto;
  • Temperatura aumentada;
  • Mal-estar;
  • Aumento dos linfonodos;
  • Ausência do apetite.

Riscos possíveis

Este vírus também é denominado como vírus da meninice, dado que acontece principalmente em crianças. Para mais, a uma pequena probabilidade de as mulheres terem inflamação nos ovários, cujo nome é ooforite. Os homens podem ter ardor nos testículos denominado de orquite.

Tratamento de caxumba

A caxumba pertence ao grupo de infeções virais e geralmente o nosso sistema imune acaba por tratar do desequilíbrio do nosso organismo. Se esta perante o vírus de caxumba, o mais importante a fazer é abrandar com os sintomas causados pelo vírus. Para diminuir esses sintomas pode recorrer a utilização de antitérmicos e analgésicos. Se nota que os sintomas não estão a diminuir recomenda-se que usufrua dos serviços médicos, deve-se dirigir ao Pediatra, Infectologista ou Clínico geral.

Os estudos elaborados pelos médicos afirmar que as pessoas acabam por readquirir o seu bem estar durante os catorze dias. Para uma recuperação mais rápida e eficaz sugere-se que tenha uma alimentação liquida e rica em vitaminas, é o caso de sucos, mantenha uma higiene bucal contínua e descanse o suficiente. Após curar a doença, o diagnostico que lhe irá ser atribuído é, imune a doença de caxumba.

Veja o vídeo acerca dos inchaços dolorosos que a caxumba origina:

Veja também:

Como reconhecer a caxumba no bebê?

No bebê os sintomas de caxumba são idênticos com os sintomas de um jovem ou pessoas da terceira idade. Normalmente, o bebê esta perante o vírus quando não consegue falar em condições. Nestes casos não deve recorrer a auto medicação, mas sim dirigir-se ao Pediatra para que o tal possa recorrer a realização de um diagnostico e pré-escrever uma medicação conveniente.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.