Joanete Tem Cura? O Que É? Tratamento, Cirurgia E Remédio Caseiro

Neste artigo vai encontrar informação a respeito do joanete tem cura, da cirurgia do joanete, como tratar-lo, qual é o remédio caseiro para joanete e muitas mais informações interessantes acerca dos joanetes. Continue a ler e descubra tudo acerca dos joanetes.
tratamento para joanetes

O que são joanetes – Joanete Tem Cura?

Joanete é o nome atribuído ao colombo ósseo que se origina no pé, este processo ocorre durante a deslocação do metatarso e é acompanhado com inúmeras dores que são bastante dolorosas. Mas não se preocupe o joanete tem cura, continue a ler e descubra como tratar do joanete.
Os joanetes originam-se graças a uma inadequada constituição óssea, devido a doenças e atuam sobre as articulações e também por causa da utilização de calçado inadequado, é o caso de pavimentos com bico fino e de salto alto. Assim, este caso é mais frequente em mulheres.

O tratamento dos joanetes baseia-se na utilização de utensílios ortopédicos e substituição do calçado. Porém em ocorrências mais complicadas a interferência cirúrgica é inevitável.

Tipos de joanetes

  • Joanete de sastre

Também conhecido pelo nome joanete de alfaiate, é definido através do aparecimentos de um relevo ósseo na zona do mindinho.

  • Hallux Valgus

Este tipo de joanete é o mais frequente, o seu estância é visível no dedo do pé. As palavras hallux valgus de origem latim significam articulação que salta para fora. Na medicina é conhecido como joanete de primeiro metatarso.

Classificação quanto a sua origem

  • Joanete adquirida

Este tipo de joanete corresponde aos acontecimentos que se originam ao longo da vida. É provocado através de traumas, doenças e mesmo pela utilização do calçado inadequado.

  • Joanete congênita

A joanete congênita esta interligada com o código genético, mas não se preocupe este tipo de joanete tem cura.

Causas de joanete

como tratar as joanetes

Os joanetes originam-se através dos deslocamentos do metatarso. Este processo torna-se possível graças aos fatores patológicos ou habituais.

  • Estrutura do pé

Determinadas pessoas nascem com tendencia a criar joanetes. Os joanetes aparecem em homens e mulheres que possuem, esgotamento de cartilagem, quem tem um pé cavo, cuja pisada é pronada e supinada e também pessoas que tem um pé chato.

  • Sucessão – Hereditariedade

Os joanetes são problemas que encontram-se no código genético de cada um, ou seja, ninguém esta salvo dos joanetes.

  • Utilização de calçado inapropriado

Na maioria dos casos, os portadores de joanetes são as mulheres. Isto acontece mais no sexo feminino devido a utilização de calçado inadequado, é o caso dos saltos altos com bico fino.

  • Artropatia

É o nome que designa doenças que atacam as articulações, estas doenças são consideradas infecciosas, é o caso da psoríase e osteoartrite. Estas doenças originam deformidades e dores insuportáveis.

  • Traumas

Raramente originam-se joanetes por causa de traumas, contudo, ao danificar a falange proximal ou distal é muito provavel que o seu pé vai estar perante deformidades.

  • Dismetria

Uma perna maior que outra, dismetria é o nome atribuído a essa anomalia do organismo. Os portadores de dismetria tem grande probabilidade de obter joanete, isto porque o seu peso vai permanecer mais numa perna que outra.

Sintomas de joanetes

  • Dor na zona do mindinho, que se fortalece ao pisar o pavimento.
  • Deformidade do dedo, visualmente o dedo parece estar completamente curvo.
  • Aparecimento de calos juntamente ao mindinho.
  • A pele fica bastante vermelha na zona do mindinho.
  • Nódulo na área do dedo.

Diagnóstico de joanetes – Como é feito?

remedio caseiro para joanete

Este diagnóstico é realizado na consulta ortopédica com objetivo de estabelecer um procedimento concreto, logo o joanete tem cura. O doutor vai começar por palpar a zona do pé e se houver suspeita de joanete irá solicitar um raio-x. Contudo, é necessário realizar uma ressonância magnética, este exame vai lhe dar 100%de certeza acerca do possível problema.

Joanete tem cura?

Os joanetes tem cura, é o caso da utilização de um calçado confortável, remédios caseiros para joanetes e cirurgiãs.

Calcado confortável

É fundamental evitar a utilização de calçado com bico fino e salto alto. O ortopedista irá sugerir a utilização de calçado com amortecedores, confortável e agradável para o seu pé.

Joanete tem cura – Farmacologia

Os medicamentos têm apenas uma finalidade, travar a dor causada pelo joanete. Os medicamentos pré-escritos pelo médico são o paracetamol e o ibuprofeno.

Palmilhas para joanetes

Torna-se considerável a utilização de palmilhas ortopédicas. As palmilhas para joanetes são indicadas pelo ortopedista. O valor a despender pelas palmilhas varia com o tamanho do pé.

Joanete tem cura – Separador de dedos

Também conhecido como afastador de dedos, este acessório é de silicone e serve para ser posto no meio dos dedos. O separador tem por objetivo não deixar que o dedo se torne curvo.

Joanete tem cura – Tratamento caseiro para joanetes

É fundamental saber que o tratamento caseiro não deve substituir o tratamento indicado pelo médico. Veja os tratamentos caseiros para joanetes:
  • Realizar compressas de gelo de 15 minutos para diminuir a inflamação e o inchaço;
  • Mergulhar os pés em água morna por meia hora uma vez por dia;
  • Recorrer a utilização de óleo lírio e de lavanda;
  • Fazer banho com sal de epsom, o banho deve ter uma duração de 15 minutos.
  • Faça uma infusão com planta arruda, e deixe os seus pés no banho por 15 minutos.

Cirurgia para joanete

joanete tem cura - tratamento

Muitas vezes torna-se inevitável a realização de uma pequena cirurgia. Atualmente, encontram-se diversas cirurgias para joanetes. Tendo em conta as suas características o seu medico irá sugerir a operação mais adequada.

Veja os tratamentos cirúrgicos para joanete:

  • Artrodese
  • Exostectomia;
  • Osteotomia.

Pós-operatório

O processo após uma cirurgia para joanete é de fácil recuperação. Este procedimento é considerado de micro-cirurgia, por isso não deve apresentar problemas no pós-operatório. Após a operação vai permanecer no hospital apenas um dia e se tu estiver bem poderá ir embora.

O uso de sapato ortopédico é inevitável, o mais utilizado é a sandália baruk. Esta sandália é necessária sempre que caminha e deve utiliza-la durante 3 semanas.

Após as 3 semanas irá ter que acompanhar o seu processo de recuperação com a utilização de canadianas durante 2 semanas.

Como prevenir joanetes?

Para prevenir joanetes é fundamental que utilize calçado adequado e confortável, veja o que fazer para prevenir joanetes:

  • Sempre que possível permaneça e caminhe descalço ;
  • Utilize calçado confortável;
  • Permaneça com as pernas para o ar durante 10 minutos;
  • Recorra a utilização de escalda-pés;
  • Consuma alimentos que possam vir a fortalecer o seu conjunto ósseo.

Confira os alimentos ricos em cálcio:

A ingestão de brócolos, do queijo, do espinafre, do feijão e da ameixa torna-se fundamental no processo de recuperação.

Veja como é feita a cirurgia para joanete:

Veja também:

Exercícios para joanetes

A realização de exercícios com objetivo de estimular as articulações dos pés é uma excelente maneira para acautelar os joanetes.

Joanete tem cura, para melhorar o seu estado realize ações como:

  • Mexe os dedos continuamente durante 30 segundos;
  • Utilize as suas mãos para esticar, alongar e massajar o mindinho;

Os joanetes geram imensa dor e desconforto, contudo não expõe um obstáculo de saúde dramático. Ao realizar um tratamento correto, o joanete acaba por desaparecer sem deixar rastas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *