Mononucleose – Doença Do Beijo – O que é? Sintomas e Tratamento?

As doenças transmissíveis sempre foram e serão um dos motivos de preocupação, especialmente onde a transmissão acontece por um beijo. Um exemplo disse é a mononucleose, que também é conhecida como a doença do beijo, que é originada pelo vírus Epstein Barr.

Esta bactéria é transmitida pela saliva, o que leva a seguinte facto, o beijo é o principal responsável pelo aumento significativo de numero de pessoas afetadas. Esta doença pode ser visível com diferentes sintomas, é o caso da inflamação da garganta e febre alta.

Doença Do Beijo

Este vírus caracteriza-se como uma enfermidade infecciosa originada por um vírus que pertence a família da herpes. A transmissão ocorre por via oral e contacto íntimo onde há troca de saliva.

Inicialmente esta doença pode parecer inocente, causando dores de garganta e atacando a boca, mas não deixe de ser enganado, trata-se de uma doença infecciosa que pode originar graves problemas onde a saudê do portador irá percorrer riscos gravíssimos.

Caso verifique algum dos sintomas mencionados em cima, realize rapidamente exames específicos que diagnosticam a doença e permitam ao especialista propor os tratamentos mais eficazes ao seu problema.

Sintomas Da Mononucleose

Este vírus tem por habito desenvolver sintomas que são muito fáceis de identificar, esses sintomas são tão simples que acabam por confundir os seus portadores. Claro que existem sintomas mais específicos, mas é muito raro de acontecer.

Veja os sintomas mais comuns que essa doença presenta:

  • Erupção cutânea
  • Dor de garganta e de cabeça
  • Ínguas no pescoço
  • Fadiga
  • Febre
  • Baço inchado
  • Amígdalas inchadas
  • Mal estar
  • Inflamação da garganta

Tratamento Da Mononucleose

Lamentavelmente não há forma segura de prevenção da Mononucleose, até porque a transmissão do vírus depende mais da consciência que são portadoras do mesmo. Não se esqueça que não é possível identificar se uma pessoa é portadora do vírus ou que esta contagiada.

Assim sendo, é necessário saber a quais tratamentos recorrer se for infetado e para evitar as futuras complicações que podem prejudicar a sua saúde. Segundo os médicos não existe tratamento certo para por fim a mononucleose, mas existem medicamentos que reduzem os sintomas, é o caso dos corticosteroides ou antibióticos capazes de por fim ao vírus.

O objetivo é que se originem anticorpos no organismos das pessoas que já foram afetadas, assim o risco de voltar a ter o vírus é menos grave.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *