Alimentos para menopausa

Alimentos para menopausa, você sabe quais são eles? Uma das fases que mais aterrorizam as mulheres é a menopausa, que é quando ocorre uma queda dos hormônios progesterona e estrogênio, marcando em seguida a última menstruação. Isso ocorre quando a mulher está entre 48 a 53 anos. Mas não é uma regra exata. Algumas mulheres podem apresentar a menopausa mais cedo e outras mais tarde. Tudo depende muito do estilo de vida de cada uma.

Quando a fase chega, alguns dos sintomas, como calores, perda do desejo sexual, dificuldades para dormir, pele e cabelos opacos, coceira e secura vaginal, entre outros, podem ser controlados com os alimentos para menopausa. Vamos falar mais sobre o tema neste artigo, confira!

Alimentos para menopausa ajudam?

alimentos para menopausa

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar naquela frase que “você é aquilo que você come”. Alguns especialistas diriam até que se nós seres humanos soubéssemos o poder dos alimentos, quase não precisaríamos de remédios. Os alimentos para menopausa não só funcionam, como também podem ajudar as mulheres a passar por essa fase de forma mais tranquila, sem sentir tanto os sintomas tão incômodos causados pela pausa no período menstrual.

Por isso, para quem está chegando próximos dos 50 anos, sem dúvida deve começar a repensar o estilo de vida, fazendo uma atividade física e escolhendo melhor os alimentos que vão para o prato. Afinal, a nossa saúde é o nosso bem mais precioso.

Quais são os alimentos para menopausa, confira agora!

Soja

Uma excelente fonte de proteína, a soja tem isoflavona, conhecida por conter a ação parecida com o hormônio estrogênio, super importante para a saúde da mulher.
Incluindo a soja no seu dia a dia, você vai se sentir em mais disposta, irá combater os calores causados pela menopausa, além de garantir uma pele mais macia e hidratada.

Peixes

Além de saborosos, os peixes estão na lista dos alimentos para menopausa por serem ricos em ômega 3. O ômega 3 é um ácido graxo muito importante para controlar os níveis de colesterol, além de ajudar na saúde do coração. Fora que tem vitamina D, que é excelente para fortalecer os ossos.

Chocolate amargo

O chocolate amargo é rico em triptofano, substância conhecida por estimular a produção de serotonina, conhecido por gerar sensação de alegria e bem estar. Então, na lista dos alimentos para menopausa, o chocolate amargo não poderia ficar de fora.

Leites e derivados

Apesar de ser muitas vezes excomungado por alguns especialistas em alimentação saudável, o leite e seus derivados ajudam a controlar as sintomas da menopausa, além de serem ricos em cálcio e proteínas. Com a chegada da menopausa, ocorre a queda do estrogênio, como já falamos anteriormente, e isso deixa os ossos da mulher mais fracos. Por isso é importante incluir leites e derivados na alimentação diária.

Oleaginosas

Elas são conhecidas por terem ótimas taxas de gordura boa, além de vitaminas excelentes para a saúde. Nozes, castanhas, amêndoas… as oleaginosas são excelentes para aliviar os sintomas da menopausa e diminuir os calores causados pelo término da menstruação.

Farelo de aveia

O farelo de aveia é rico em beta glucana, fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol, assim como os sintomas da menopausa. Você pode consumir de duas a três colheres por dia para ter uma vida mais saudável, intestino funciona melhor e ainda cuida da menopausa de forma natural e bastante saudável.

Sintomas da menopausa

  • Irregularidade no ciclo antes do seu total enceramento;
  • Coceira e secura vaginal;
  • Dores na relação sexual;
  • Diminuição do desejo;
  • Sudorese noturna;
  • Dificuldades para dormir;
  • Aumento da ansiedade, irritabilidade e depressão, além da diminuição da autoestima;
  • Aumento de peso e desaceleração do metabolismo;
  • Pele seca e cabelos opacos;
  • Pelo com menos brilho;
  • Dores de cabeça mais constantes.

Dica extra

sintomas da menopausa

Além de incluir os alimentos para menopausa no seu dia a dia, procure ter um estilo de vida saudável para chegar nessa fase com mais saúde e disposição. A prática de uma atividade física regular também ajuda e faz toda a diferença para enfrentar a menopausa com o mínimo de sintomas possíveis e até mesmo a ausência total deles.

Tudo irá depender do quando você estará disposta a mudar de fato para ver os benefícios lá na frente. Além desses alimentos que citamos anteriormente, as folhas verdes, cereais, como massa integral e arroz, azeite, legumes, frutas e verduras também são excelentes alimentos para menopausa. Muito cuidado com o consumo de industrializados, açúcar e refrigerantes, que além de serem péssimos para a saúde, podem engordar e tornar os sintomas da menopausa ainda piores.

Agora que você conhece os alimentos para menopausa, basta incluí-los no seu dia a dia para ter uma saúde de ferro. E se você tem amigas mulheres que estão passando por essa fase, não deixe de compartilhar este artigo com elas!

Veja o vídeo acerca dos alimentos para menopausa

Veja também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.