Anemia Falciforme – Causas, Sintomas e Tratamento?

Neste artigo iremos falar acerca da Anemia Falciforme, é uma doença genética que se define através da mudança dos glóbulos vermelhos. Os glóbulos acabam por deixar a sua forma circular, passando para um aspeto falciforme. Nesta doença, os glóbulos vermelhos acabam por falecer muito mais cedo, o que leva á anemia, para além disso, acontece o bloqueamento do fluxo sanguíneo e significativamente menor oxigenação dos tecidos corporais.

anemia falciforme tratamento

Cientificamente esta provado que a anemia falciforme predomina mais na raça negra, porem, consegue desenrolar-se na raça branca. Nos dias de hoje, no Brasil, são identificados cerca de 150 mil casos.

Causas da Anemia Falciforme

Esta doença origina-se através de uma mutação genética que origina uma formação incorreta dos glóbulos vermelhos. Esta doença, é transmissível unicamente pelos genes, assim sendo é considerada uma doença genética e hereditária.

Sintomas da Anemia Falciforme

Esta doença origina crises de dor muito forte que se espalham pelo corpo, principalmente pelas articulações. Este fenômeno é originado principalmente pela baixa oxigenação dos tecidos e pela imobilização do fluxo de sangue nas veias, principalmente nas mais finas.

anemia falciforme o que é

Entre outros sintomas destacam-se principalmente:

  • Desidratação;
  • Atraso na puberdade;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Maior facilidade para apanhar infecões;
  • Mal estar;
  • Doenças renais;
  • Tontura;
  • Doenças neurológicas;
  • Fadiga;
  • Doenças Cardiovasculares;
  • Aparecimento de feridas nos membros inferiores;
  • Doenças pulmonares.

Diagnostico da Anemia Falciforme

Atualmente, encontram-se duas formas de descobrir e identificar o problema em causa. Primeiro, é fundamental analisar se existe a presença de Hemoglobina S, a segunda é recorrendo a um exame analítico a eletroforese de hemoglobina. Esta hemoglobina é desembraçadamente descoberta quando uma criança nasce e lhe é realizado o teste do pezinho, dessa forma é possível assinalar o estado logo nos primeiros dias de vida da criança.

Os dois exames são requeridos pelo doutor prudente e devem ser realizados em hospitais ou laboratórios a esse fim destinados, assim irá obter um resultado afirmativo e assegurado.

Anemia Falciforme é Contagiosa?

Neste caso trata-se de uma doença geneticamente transmissível, ou seja , não é contagiosa.

Anemia Falciforme é Hereditária?

Sim, como foi afirmado anteriormente, trata-se de uma doença genética hereditária. Para que a doença se expanda é fundamental ter recebido o gene dos seus pais. Se por ventura, apenas um dos pais for portador do gene, o bebe não obtêm a fraqueza, mas irá mostrar sinais de doença. Ou seja, o individuo em questão conseguirá ter filhos com anemia falciforme.

Anemia Falciforme tem cura?

Neste caso, como se trata de uma doença geneticamente transmissível, quer dizer que não tem cura. Unicamente o individuo portador da doença pode melhorar a sua qualidade de vida através dos tratamentos paliativos, o profissional responsável conseguirá realizar a analise e propor uma maneira adequada para ultrapassar o problema.

Tratamento para Anemia Falciforme

anemia falciforme é transmissivel

A anemia não tem cura, não existe nenhum tratamento que consiga por fim a doença, apenas existem parâmetros que que possam diminuir e controlar determinados sintomas. Podem-se destacar:

  • Quimioterapia – é feita com objetivo de por fim as células nocivas que se intensificam e deterioram cada vez mais a saúde do doente;
  • Transfusão de sangue – é feito com objetivo de evitar futura mutações do organismo;
  • Transplante de medula óssea – tem como finalidade excluir a doença do organismo, este tipo de tratamento apresenta elevados riscos, mesmo assim existem casos bem sucedidos;
  • Utilização de narcóticos e analgésicos – tem como finalidade aliviar a dor num determinado momento;
  • Uso de vitaminas – a utilização de vitaminas serve para recuperar determinados nutrientes e socorrer no desenvolvimento corporal.

Para além da utilização de diversos métodos de cura, os portadores deste tipo de anemia devem recorrer a assistência medica, desta forma irão assegurar o bem estar do seu organismo, cortando outras doenças e crises. Para quem é portador da anemia falciforme, normalmente, são feitas consultas regulares com um pneumatologista, hematologista clínico e pediatra.

Remédios utilizados para Anemia Falciforme

Dentro de primeiros medicamentos utilizados ao longo do tratamento paliativo da doença encontram-se os anti-inflamatórios e os analgésicos, tem como objetivo minorar a dor, que hoje em dia é o essencial problema dos doentes com anemia falciforme. É fundamental saber que é muito importante não passar a auto tratamentos sem recorrer a ajuda do seu médico, que neste caso é a pessoa mais indicada para lhe propor um remédio adequado.

Veja também :

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.