Células epiteliais na urina – O que são? Porque estão presentes na Urina?

Neste artigo vamos falar sobre as células epiteliais na urina, a nossa equipa fornece-lhe as melhores informações acerca destas células. Esperamos que a informação abaixo indicada lhes seja útil.

Entende-se por urinálise a análise da urina com objetivo de detectar certas doenças. Este teste pode dar informações ricas sobre o estado de saúde da pessoa. Enquanto que a urina é o principal elemento para descobrir as doenças do sistema urinário também pode chegar a alguns dados que podem apontar para outras condições médicas.

Consequentemente,  este teste pode fazer uma parte de exames médicos de rotina. Na maioria dos casos  é realizada a análise microscópica e a análise macroscópica da urina.

A análise microscópica é o estudo dos micro-organismos através do microscópio . Isto ajuda a detectar a presença de outros microorganismos na urina. Presença de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e as células epiteliais também pode ser descoberta através de testes desse tipo.

A análise macroscópica registra as propriedades que são visíveis a olho nu, como a urina, presença clareza, cor de coágulos, sedimentos e turbidez. A análise por vareta pode também ser conduzida para descobrir a presença de proteínas do sangue e os nitritos na urina  bem como para descobrir o pH e da gravidade.

O que são as células Epiteliais?

Resultado de imagem para celulas epiteliais na urina

As células Epiteliais são uns dos principais tipos de tecidos do corpo humano. Enquanto a pele é composta principalmente de tecidos epiteliais  a maioria das cavidades do corpo e órgãos internos são também revestidos por eles. Estes tecidos são feitos de células epiteliais  que são de tipos diferentes. Tanto quanto é do trato urinário em causa  três tipos de células epiteliais são principalmente envolvidos.

Eles são escamosas  de transição e células tubulares renais. À medida que o trato urinário é alinhado com o tecido epitelial  é normal que algumas destas células são descartadas para a urina. Estas células são detectadas na urina durante urina microscópico. No entanto, a quantidade exata e tipo das células são identificados durante o estudo microscópico do sedimento urinário  o que muitas vezes é feito como o último passo de análise de urina. A amostra de urina é transferida para um tubo de ensaio  que é colocado numa centrífuga. Depois de girar durante alguns minutos  o tubo de ensaio irá conter uma parte superior de líquido e cerca de sedimentos no fundo. A parte líquida é removida e os sedimentos são examinados sob um microscópio  para identificar células epiteliais, gessos, bactérias e cristais de urina.

Células Epiteliais na Urinálise

É normal encontrar células epiteliais nas amostras de urina. No entanto, um aumento da quantidade destas células na urina pode indicar problemas de saúde.Por meio da análise microscópica as células epiteliais na urina são classificadas de acordo com o tipo e a quantidade. A quantidade pode ser ocasional, moderada, pouca ou muita.Enquanto as células escamosas são encontradas na pele, na vagina e nas partes exteriores da uretra, os transitórios estão localizados na bexiga, uréter e pélvis renal. As células tubulares são encontradas nos nefronios do rim.

Alguns motivos de células epiteliais na urina

  • A presença de células de transição na urina não é comum e às vezes é visto em pessoas idosas.
  • Mesmo com uma infecção bacteriana vaginal pode ter um grande número de células epiteliais escamosas na urina.
  • Grande parte das células de transição na urina pode significar algum problema de saúde. Pode ser uma infecção na bexiga.
  • Um grande número de células escamosas na urina pode ser devido a contaminação da amostra. Esta é vista normalmente no sexo feminino.
  • A presença de células tubulares renais na urina também não é normal, e em grande número pode querer dizer algum problema renal grave, como por exemplo, síndrome nefrótica.
  • A amostra de urina de pessoas com lipiduria pode ter células tubulares renais preenchidos com depósitos de gordura.
  • A presença de algumas células epiteliais, especialmente, nas escamosas e entes de transição, é normal tanto nos homens como nas mulheres.
  •  Nas senhoras mais idosas, as parabasais células escamosas podem ser encontradas nas amostras de urina. Isto é visto em mulheres após menopausa, que têm baixo nível de estrogênio.

Resultado de imagem para celulas epiteliais na urina

Por fim,  as causas mais comuns para a presença de células epiteliais na urina são inflamações e  infecções. Em alguns casos, a possibilidade de malignidade não pode ser excluída. No entanto, o seu medico é a melhor pessoa para diagnosticar o problema e interpretar os resultados do exame de urina. Assim, a determinação do tipo e da quantidade de células epiteliais na urina vai ajudar a diagnosticar a doença subjacente. Em conclusão, as células epiteliais podem ser uma causa de preocupação. Se o seu teste de urina vier com um resultado destes  contacte o seu médico o mais rápido possível.

Se ficaram com alguma duvida, abaixo esta um vídeo para lhe ajudar.

Veja também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 2,80 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.