Como acabar com a caspa e seborreia

Neste artigo irá descobrir como acabar com a caspa e seborreia, não há nada melhor do que ter cabelos saudáveis, brilhos e livres de caspa. Aliás, essa é uma das coisas que mais assombram as madeixas por aí. Fica aquele aspecto de sujeira, com a caspa caindo no ombro quando se usa roupas escuras. Porém, é importante ressaltar que a caspa e a seborreia não é sinal de falta de higiene, longe disso.

Trata-se de uma inflamação no couro cabeludo e pelo, e que acaba causando bastante coceira e vermelhidão. Quando a inflamação é demasiada, a caspa pode afetar outras áreas, como olhos e sobrancelhas. Mas afinal, como acabar com a caspa e seborreia?  

Como acabar com a caspa e seborreia?

sintomas da caspa e seborreia

Há uma série de fatores responsáveis pela caspa e seborreia. Por isso, é essencial buscar ajuda médica para identificar melhor cada situação. Em alguns casos, por exemplo, apenas um shampoo anticaspa é suficiente. Quando a situação é crônica, é preciso aliar o tratamento com outras medidas, inclusive ampliando a quantidade de lavagem durante a semana.

O que causa a caspa?

De acordo com especialistas, a causa da dermatite seborreica é ainda desconhecida pela medicina. Não existe uma causa em particular a respeito da condição. O que os médicos acreditam é que há uma série de fatores que podem desencadear a caspa, como estresse, fungos, tempo muito frio e úmido, e até mesmo tendência do tipo de pele. Inclusive, é importante ressaltar que há também alguns fatores de risco, como depressão, alcoolismo, transtornos alimentares, AIDS, acne, psoríase, entre outros.

Respondendo a pergunta, como acabar com caspa e seborreia? É fundamental seguir todos os passos indicados e não recorrer a auto-medicação antes de consultar o dermatologista.

Como identificar a caspa e seborreia, quais são os sintomas

Além da coceira, bastante característica quando se sofre com a caspa e seborreia, há a presença de crostas na pele, assim como vermelhidão, oleosidade no couro cabeludo e flocos brancos no couro cabeludo.

Caspa e seborreia são as mesmas coisas?

Na verdade, o que existe é uma confusão a respeito dos nomes. A caspa acabou ganhando esse nome devido a palavra descamação, que é o processo que ocorre quando se tem a dermatite seborreica. O cabelo e partes do corpo podem descamar, causando assim a caspa. A dermatite acontece principalmente pela produção de óleo, quando a mesma ocorre demasiadamente. Em seguida, vem a descamação, causando aquela coceira e vermelhidão.

A região, quando se tem seborreia, é invadida por fungos que se instalam na região, causando bastante coceira. Pode ocorrer o aparecimento de caspa, por exemplo, em situações esporádicas, como dormir com o cabelo preso e molhado, por exemplo, ou até mesmo quando se troca o creme capilar. Porém, geralmente a caspa e seborreia são crônicas, ou seja, o indivíduo terá sempre que tratar para controlar a crise. Não existe uma cura, e sim uma manutenção que pode ser feita com cuidados de higiene, shampoos, soluções caseiras, etc.

Como acabar com a caspa e seborreia?

como acabar com a caspa e seborreia

Como falamos anteriormente, seborreia é uma doença crônica, onde o indivíduo deverá tomar medidas e seguir alguns tratamentos que irão amenizar o problema. Em qualquer descuido, pode acontecer da caspa aparecer novamente. Existem muitas formas como acabar com a caspa e seborreia, sendo boa parte soluções fáceis e baratas, e que você pode fazer em casa. 

Uma delas é o vinagre de maçã. Basta lavar os cabelos normalmente e aplicar o vinagre em todo o couro cabeludo, deixando agir por toda uma noite. Enrole os cabelos e durma com o produto. É preciso estar sempre repetindo esse processo para acabar com a caspa e seborreia.

Outra medida também é o limão. Basta espremer um limão ou dois, passando todo o suco no couro cabeludo. Verifique antes se você está com feridinhas na cabeça, pois aí poderá causar ardência.  Existem alguns tônicos que você pode encontrar em lojas de cosméticos para acabar com a caspa e seborreia. São bem baratos e devem ser utilizados com frequência para manter o couro cabeludo sempre limpo.

É importante que também se use um shampoo anticaspa, aliado esses tratamentos caseiros. Muito cuidado com a forma que você passa os cremes capilares. Usar produtos químicos e deixar muito tempo no couro cabeludo poderá fazer com que a seborreia se intensifique ainda mais.

Em alguns casos, o médico poderá passar remédios, como:

  • Cetoconazol + Betametasona
  • Betametasona + Sulfato de Gentamicina
  • Betnovate
  • Clindamin-C
  • Betnovate N
  • Cefanaxil
  • Cetobeta
  • Cetoconazol
  • Diane 35
  • Ciclopirox Olamina (creme)
  • Ciclopirox Olamina (solução)

Porém, não tome sem indicação médica! Passe primeiro em uma consulta para ter a certeza de como acabar com a caspa e seborreia.

Dicas para controlar o caspa e seborreia

  • A higiene é o mais importante, procure lavar os cabelos no mínimo três vezes por semana;
  • De vezou outra, troque o se shampoo e controle sempre a oleosidade;
  • Muita atenção aos banhos muito quentes, pois eles podem estimular a oleosidade no couro cabeludo;
  • Deixe o shampoo anticaspa agir no couro cabeludo por pelo menos cinco minutos;
  • Evite o estresse, pois ele é um agravante do quadro;
  • Os cuidados com os fios podem se manter, fique apenas atenta para não colocar creme no couro cabeludo.

Veja o vídeo de como acabar com a caspa e seborreia:

Veja também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.