Como tirar lêndeas mortas do cabelo

Se tem um terror que apavora a cabeça de crianças e até adultos em alguns casos são as lêndeas mortas do cabelo. Principalmente na fase escolar, quando a criança inicia seus estudos ainda na creche, pode acontecer de chegar em casa com piolhos no cabelo, saiba como tirar lêndeas mortas do cabelo.

O que fazer em situações assim? As lêndeas e os piolhos geram um transtorno muito grande e é motivo de preocupação para os pais. Apesar de ser muito incômodo e altamente contagioso, é possível resolver o problema com soluções caseiras.

Neste artigo você confere: Como tirar lêndeas mortas do cabelo.

O que são lêndeas mortas?

como tirar lêndeas mortas do cabelo

As lêndeas são aqueles negocinhos brancos que ficam no couro cabeludo e também nos fios. Elas são os ovos que geram os piolhos. É preciso retirá-las do cabelo para que os piolhos não nasçam tudo de novo, virando assim um círculo.

Como os piolhos voam, eles podem contaminar outras pessoas com muita rapidez. Por isso é importante, assim que notar que o seu filho apareceu em casa com lêndeas, agir logo! É preciso limpar muito bem os fios para se livrar das lêndeas, porque elas são as mais complicadas, ficam grudadas no fio e são mais difíceis de se matar do que os piolhos.

Como tirar lêndeas mortas do cabelo? As lêndeas e os piolhos, com o uso de shampoo, cremes e spray inseticidas, logo morrem. Mas as lêndeas costumam ser mais resistentes. Por isso é essencial fazer a higienização completa do couro cabeludo. Mesmo depois de mortas, as lêndeas se mantêm grudadas no cabelo, causando aquele aspecto de sujeira terrível. Fora o constrangimento que fica.

Como tirar lêndeas mortas do cabelo?

1 – Água morna com vinagre de álcool

Para que essa receita caseira resulte, você vai precisar de a água morna, shampoo, toalha preta, vinagre de álcool e pente fino. Pegue a água morna e misture com o vinagre, e passe no cabelo, deixando por pelo menos cinco minutos.

Adapte a receita de acordo com o tamanho dos fios, quanto maior, mais vinagre e água quente coloque. Lave os cabelos normalmente e seque. Passe o pente fino em cima da toalha preta, e veja como finalmente as lêndeas mortas caem. É que o vinagre tem uma substância química que ajuda a dissolver a substância pegajosa das lêndeas.

2 – Folhas de eucalipto

Outro remédio caseiro para tirar lêndeas mortas do cabelo e também matar os piolhos é fazendo infusão de folhas de eucalipto. Procure em lojas de produtos naturais e, em casa, coloque duas xícaras de água para ferver e coloque a infusão, deixando descansar por alguns minutos.

Depois que esfriar um pouco, até ficar numa temperatura segura, passe nos cabelos com os fios limpos, fazendo massagem circular no couro cabeludo. Isso irá ajudar a fazer o produto penetrar bem, matando piolhos e lêndeas.

3 – Solução caseira de maionese para tirar lêndeas mortas do cabelo

Como tirar lêndeas mortas do cabelo? É super fácil e rápido fazer essa solução caseira de maionese para tirar lêndeas mortas do cabelo. Na verdade você vai precisar apenas passar o produto no couro cabeludo, bem na raiz para que todo o couro fique coberto de maionese.
Devido a textura oleosa da maionese, os piolhos e as lêndeas serão “sufocados” em alguns minutos, matando tudo o que estiver no couro cabeludo.

Para que o resultado seja de fato eficiente, aplique a maionese e deixe uma toalha protegendo todo o couro e fios. O ideal é dormir com a solução, então, passe uma hora antes de ir para a cama, proteja com uma toalha e durma. Só lave normalmente no dia seguinte.

Depois de lavar os cabelos, passe um pente fino para retirar os restos. Repita o procedimento novamente dentro de 15 dias.

remedios caseiros para lendegas e piolhos no cabelo

Como evitar lêndeas e piolhos?

Caso o seu filho esteja para entrar na escola, fique atento e dê uma olhada no couro cabeludo dele pelo menos uma vez por semana. Diferente do que muitos acreditam, o aparecimento de lêndeas mortas e piolhos não está relacionada à falta de higiene. Pelo contrário! Os piolhos adoram ambientes limpos para ficarem e depositarem suas larvas.

Apenas o fato de uma criança com piolho encontrar ao lado de outra, pode passar piolho. Então, nada tem a ver com higiene e sim contato e ambiente onde há infestação.

Sempre que for dar banho no seu filho, faça também uma higienização nos fios, passando pente com cerdas bem finas da raiz a ponta. Use produtos anti – piolhos de vez em quando, pois é uma forma de fazer a prevenção.

Para as meninas, a dica é tentar utilizar os cabelos presos, pelo menos durante o período escolar. Além de ser mais prático, não atrapalhando o desenvolvimento das atividades, evita que os piolhos se instalem mais facilmente nos fios.

Veja o vídeo acerca dos piolhos e das lêndeas:

Agora que já sabe como tirar lêndeas mortas do cabelo, é necessário ficar com atenção e logo que encontrar deve agir de imediato. Usufrua das três soluções mencionadas no artigo.

Veja também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.