Dermatite Seborreica – O que é? Causas? Sintomas? Tratamentos

Neste artigo vamos falar sobre a o que é a Dermatite Seborreica, é um assunto baste interessante para divulgar, vamos explicar quais são as causas do aparecimento da dermatite, quais os sintomas desta doença e a que tratamento é necessário recorrer para currar esse tipo de problema.

A Dermatite Seborreica, também conhecida como Eczema Seborreico, é uma doença da pele, que hoje em dia esta presente em grande numero de pessoas. Esta forma de dermatite é uma inflamação crônica que origina-se em áreas da pele que contêm grande número de Glândulas Sebáceas.

A dermatite seborreica afeta a saúde de forma trágica devido à coceira, provoca escamas amareladas no couro cabeludo ou no rosto, embora também possa afetar outras áreas, causa constrangimento quando as lesões se desenvolvem em partes visíveis do corpo, como no caso da dermatite seborreica no rosto.

O que é a Dermatite Seborreica?

A dermatite seborreica, define-se por lesão da pele, esta doença começa com manchas vermelhas na pela dando origem a comichão e provocando a descamação da pele.  As lesões surgem habitualmente em áreas com grande produção de oleosidade na pele, como a região peitoral, o canal auditivo, o couro cabeludo, a face e as costas. Quando acomete o couro cabeludo, a produção de caspa é um dos principais sinais. A dermatite seborreica não é uma doença contagiosa e não é um sinal de má higiene pessoal. Tocar nas lesões não faz com que seja portador da mesma.

Aproximadamente 20% da população mundial tem esta doença, porém, somente 3 porcento das lesões de pele são clinicamente relevantes. Homens são mais atacados que as mulheres. É uma doença que têm dois picos de incidência: durante o primeiro ano de vida e após a puberdade. Uma vez que as lesões tenham surgido pela primeira vez, ela torna-se uma doença crônica, que vai e volta ao longo dos anos, com períodos de agravamento das lesões, seguidos de grande melhora e desaparecimento dos sintomas.

A Dermatite Seborreica nos bebés (crosta láctea) é uma condição da pele temporária e deve desaparecer à medida que a criança cresce, normalmente por volta dos 3 anos.

Resultado de imagem para dermatite seborreica

Quais as causas da Dermatite Seborreica?

As causas da dermatite seborreica não estão esclarecidas a 100%, determinados fatores apontam para as alterações no sistema nervoso, a teoria predominante hoje em dia afirma que as  glândulas sebáceas, e a oleosidade produzida pelas mesmas, executam um papel permissivo na gênese da dermatite seborreica, possivelmente através da criação de um ambiente favorável para o crescimento de fungos do gênero Malassezia. O fungo Malassezia alimenta-se de restos de pele morta e tem preferência por áreas com maior produção de sebo. É preciso destacar, no entanto, que ainda não existe evidência direta de que a Malassezia esteja implicada na origem da dermatite seborreica. Este fungo faz parte da flora de germes habituais da pele, podendo ser encontrado facilmente em muitas pessoas. Além disso, os pacientes com dermatite seborreica não necessariamente possuem uma maior população do fungo Malassezia em sua pele, mesmo nas formas mais graves  da doença.

Todavia, a forma como o sistema imunológico do paciente lida com a presença da Malassezia na pele é que parece ser a causa da inflamação e dos sintomas. A Malassezia pode ser irritante para algumas pessoas geneticamente predispostas, o que explica a ocorrência de dermatite seborreica somente em um percentual pequeno das pessoas colonizadas por esse fungo.

Não é necessário ter medo do contato com pessoas com eczema seborreico, você provavelmente já tem o fungo Malassezia na sua pele, e não tem a dermatite porque o seu sistema imunológico convive pacificamente com ele.

Dermatite Seborreica

Quais são os sintomas da Dermatite Seborreica ?

  • Queda de cabelo
  • Placas/manchas vermelhas que abrangem grande área de pele
  • Pele oleosa ou gordurosa
  • Lesões na pele
  • Comichão na pele
  • Vermelhidão leve
  • Escamas de pele – brancas e descamadas, ou amareladas, oleosas e aderentes – “caspa”

Tratamento da Dermatite Seborreica

Não existe cura para dermatite seborreica. Contudo, existem tratamentos e a doença pode ser controlada de forma a não causar comichão. Os casos leves, somente com caspa no couro cabeludo, podem ser controlados apenas com shampoo anti-capsa. Há vários tipos de shampoos anti-caspa disponíveis no mercado. A diferença entre eles é o ingrediente ativo. Shampoos com qualquer uma das substâncias abaixo são igualmente eficazes após quatro semanas de uso:

  • Piritionato de zinco
  • Ácido salicílico
  • Sulfeto de selênio
  • Clotrimazol
  • Ciclopirox
  • Cetoconazol
  • Alcatrão

O shampoo deve ser deixado no cabelo por pelo menos 2-3 minutos antes de ser enxaguado. Se não houver melhoria com shampoos, ou se as lesões forem muito intensas, uma consulta com o médico dermatologista seria a melhor alternativa. O uso de corticoides ou cortisona (creme), por norma são os que fornecem melhores resultados.

Veja também:

Se tiver alguma duvida veja o vídeo sobre a dermatite seborreica:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.