Dor De Garganta – Causas, Tratamentos, Doenças E Remédios Caseiros

Neste artigo vai descobrir tudo acerca da dor de garganta, mais precisamente o que é essa dor, quais são as causas, e como trata-la. Esta dor é considerada uma dor bastante desconfortável e desagradável, essas dores o ser humano não consegue deixar de lado, isto acontece porque a dor afeta o nosso discurso e mesmo o ato de respirar.

Muitas das vezes, a dor de garganta é originada através de uma inflamação ou doença. Nesta etapa torna-se essencial combater a dor com remédios caseiros ou antibióticos. A gripe, as infeções, as alergias e as inflamações são as principais sintomas da dor. Como se trata de uma dor frequente em pessoas, é normal que recorra a tratamentos caseiros.

A dor de garganta ataca pessoas de todas as idades, principalmente em épocas do ano em que as temperaturas são mais baixas e o clima permanece seco. A dor é o nome atribuído a inflamação na garganta, mais precisamente em certas partes dela, é o caso das amígdalas e da faringe.

dor de garganta tratamento

Causas da dor de garganta – Tratamento

As causas de dor estão anunciadas em combinação com os tipos, é o caso de condições ambientais, infeções virais , substancias imunossupressoras e infeções bacterianas. As condições ambientais e fármacos correspondem a 35 %, as infeções virais correspondem a 55%  das ocorrências e as infeções bacterianas representam apenas 10% dos fatos.

Amigdalite – Designa-se por uma inflamação das amígdalas, originada através de uma infeção ou mesmo vírus. Os sintomas da dor de garganta são as manchas nas amígdalas, o inchaço, a dificuldade de engolir, a dor, as nodulás no pescoço, as amígdalas muito vermelhas, o hálito desagradável e mesmo a dor no estômago são os principais sintomas da amigdalite.

O tratamento é realizado com base de anti-inflamatórios, remédios caseiros e em raros casos com o uso de antibióticos. Não se esqueça, o nosso organismo é rico em água e a sua ingestão é crucial.

Faringite – É o nome atribuído a uma inflamação na faringe. A faringe é uma parte da garganta que relaciona a boca com o nariz ao esôfago e a laringe. A faringite normalmente acontece no inverno, graças ao espalhamento de micro-organismo em zonas fechadas e ao ar seco.

causas da dor de garganta

Laringite – A laringite é uma inflamação que origina-se na zona da laringe, ela provoca dores fortes, impedimento de engolir alimentos, inflamação e torna a voz enrouquecida. O tratamento da dor de garganta é realizado com o auxilio de antibióticos. É fundamental manter-se longe do fumo, não ingerir álcool e não fumar.
 A laringite e a faringite possuem os mesmos sintomas, tais como dores fortes, impedimento de engolir alimentos, inflamação e a voz torna-se enrouquecida. O tratamento consiste no uso de antibióticos. Para que o procedimento curativo torne-se mais rápido e efetivo é fundamental ingerir grandes quantidades de líquidos, permanecer em zonas com entrada de ar fresco, não fumar, não levar com o fumo e não ingerir álcool.

Gripe – As causas da gripe são bastante simples de serem reconhecidas, é o caso da febre, dores musculares , dores de cabeça, tosse e dores de garganta. Para tratar a gripe é necessário ingerir grande quantidade de líquidos, usufruir remédios pré-escritos e acompanhar com relaxamento. Se por acaso a doença continuar a persistir no seu organismo é necessário procurar ajuda médica.

Doenças mais comuns perante dor de garganta

As doenças mais frequentes que originam a dor são:

  • Inflamação da úvula e da epiglote;
  • Herpangina;
  • Mononucleose;
  • Parotidite infecciosa

Sugestões para aliviar a dor de garganta

dor de garganta remedio caseiro

Recomendamos que siga determinadas medidas durante o seu dia com objetivo de diminuir a dor, tais como:

  • Consumir 2 litros de água diariamente;
  • Não fume e não consuma álcool;
  • Evite realizar súbitas trocas de temperatura;
  • Realize exercícios diários durante 30 minutos.

Remédios caseiros para dor de garganta

Confira o que pode consumir para diminuir a dor de garganta:

  • Chá de canela com gengibre, deve ingerir o chá duas vezes ao dia;
  • Consumir inflamatórios pré-inscritos;
  • Ingerir de manha em jejum uma colher de mel com duas gotas de extrato de própolis;
  • Realizar gargarejos

Ao ingerir estes remédios a dor deve desaparecer, se por acaso a dor de garganta persistir é necessário dirigir-se ao medico. Raramente, o medico pode sugerir a remoção das amígdalas, mas isso só acontece quando o paciente encontra-se perante um caso difícil.

Veja também:

Veja os remédios caseiros para a dor de garganta

Remédios para dor de garganta

Perante esta dor terrível de garganta o medico pode receitar a nimesulida, o ibuprofeno ou a amoxicilina. Certos medicamentos podem ser adquiridos sem receita, mas antes de recorrer ao auto tratamento tenha em consideração que pode prejudicar ainda mais o seu estado. Consumir a farmacologia inadequada pode agravar ainda mais os sintomas.

Existe uma grande variedade de remédios ao quais pode recorrer para melhorar o seu estado de saúde, um dele é o xarope caseiro para tosse.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.