Dor do lado esquerdo da barriga

Sentir dor do lado esquerdo da barriga pode indicar diversos tipos de condições, desde a presença de gases até doenças inflamatórias no intestino. Como a região do abdômen é toda composta por diferentes órgãos, é complicado apontar apenas um tipo de causa. Inclusive, até quando respiramos errado durante a atividade física pode causar dor do lado esquerdo da barriga.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o tema e dar algumas dicas para evitar incômodos na barriga.

O causa dor do lado esquerdo da barriga?

dor do lado esquerdo da barriga

Os incômodos na região do abdômen, quando se tornam mais comuns, precisam ser examinados por um especialista, uma vez que as causas podem ser diversas. As dores nessa região, geralmente, não se restringem a apenas um órgão e é exatamente por isso que é necessária uma avaliação mais apurada quando a dor está constante.

Uma vez ou outra é normal sentir dor do lado esquerdo da barriga, e geralmente elas ocorrem devido à má digestão e excesso de gases na barriga. Quando a causa são os gases, com um bom chá natural e bastante água, no dia seguinte a pessoa já se sente bem melhor.

Claro, como falamos anteriormente, em caso da dor se tornar constante, pode indicar um problema mais sério de saúde, e quanto antes o paciente procurar ajuda, melhor e mais rápido se verá livre da dor.

Algumas doenças ou condições que podem causar dor do lado esquerdo da barriga

Diverticulite

Problema causado, geralmente no lado esquerdo, devido a alterações no intestino. Existem bolsas no intestino chamadas de divertículos e, quando elas inflamam, causam muita dor do lado esquerdo. A diverticulite também causa febre alta, além de muito enjoos e perda de apetite.

Se você notar esses sintomas, procure um médico para que ele possa prescrever um tratamento com a utilização de antibióticos.

Excesso de gases

Outra condição que causa dor do lado esquerdo da barriga são as gases. Inclusive, a dor pode ser tão forte que muitas pessoas pensam que se trata de problemas no coração. Geralmente, esse tipo de dor acomete mais as pessoas que já tem histórico de prisão de ventre.

Como nem sempre é possível eliminar os gases, fora que em alguns casos as pessoas sentem dificuldades, aí começam os barulhos na barriga, bastante constrangedores, que são os gases seguidos de dores do lado esquerdo. Outro sintoma que indica a presença de gases é a barriga inchada, como se fosse um peso, além dos barulhos também.

Para evitar isso, o ideal é cuidar da alimentação, beber bastante água e fazer caminhadas todos os dias, pelo menos 30 minutos por dia.

Cólicas menstruais

As cólicas também podem causar dor do lado esquerdo da barriga e também na região do baixo ventre. Algumas mulheres, nesse período, podem sofrer também com a presença de gases, por isso a dor no lado esquerdo pode ter mais a ver com isso do que com a menstruação propriamente dita.

Existem alguns chás que podem ser consumidos para aliviar as cólicas menstruais.

Hérnia abdominal

Outra doença que causa dor na barriga é a hérnia abdominal, que ocorre quando os músculos da região ficam fracos. Com a doença, o intestino forma uma saliência, causando muito desconforto na região. Quando se tem hérnia de disco, coisas básicas como tossir e dar risada causam muita dor, além de sintomas como vômitos e enjoos.

A hérnia abdominal precisa de acompanhamento médico para que o paciente possa sentir alívio dos sintomas. Em alguns casos, o médico poderá indicar um tratamento cirúrgico com o objetivo de reforçar a musculatura abdominal.

Pedra nos rins

Mais uma doença bastante aterrorizante, que causa muita dor na barriga e que precisa de tratamento urgente. Pode começar com uma dor nas costas, que vai se estendendo até alcançar a região da barriga e umbigo. Quando se tem pedra nos rins, o indivíduo sente muita dor ao urinar, além da febre alta, dificuldades para dormir e o xixi pode sair avermelhado. Se observar esses sintomas, procure imediatamente um médico.

O especialista irá examinar, pedir exames e passar remédios para aliviar a dor diretamente na veia, uma vez que a dor é muito intensa e precisa de algo forte e imediato. Poderão ser feitos exames de ultrassom para um diagnóstico mais preciso.

Além dessas doenças que mencionamos, a dor do lado esquerdo da barriga também pode ser causada por gastrite, úlcera gástrica e problemas no pulmão. Observe também o tipo da dor. Algumas vêm como se fosse uma queimação e, neste caso, se refere a doenças do tipo refluxo, gastrite e má digestão. No caso de pontadas, pode indicar algum tipo de inflamação, que deve ser averiguada pelo médico.

Veja o vídeo acerca da dor do lado esquerdo da barriga:

Veja também:

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.