Dor embaixo da costela lado esquerdo

A queixa de dor embaixo da costela lado esquerdo pode estar relacionada a diversos fatores. Tudo vai depender da intensidade, dos tipos de atividades realizadas nos últimos dias, e até a alimentação que se tem levado. O mais importante a se ter em mente é que o normal é o nosso corpo e mente estar em equilíbrio.

Qualquer incomodo ou sensação estranha, mesmo que pareça fraca, deve ser observada. Neste artigo, vamos ver o que pode significar a dor embaixo da costela lado esquerdo. Confira e compartilhe o artigo!

Dor embaixo da costela lado esquerdo, será gases?

Dor embaixo da costela lado esquerdo hepatite

Você está realizando suas atividades cotidianas e, de repente, sente uma pontada forte abaixo da costela no lado esquerdo, bem ao lado do abdômen. Parece até algo relacionado ao coração e logo você fica preocupado. Muitas pessoas já passaram ou ainda vão passar por isso. É uma espécie de pontada, algumas vezes bem forte, outras mais fracas, e a pessoa precisa parar por alguns segundos até que a dor embaixo da costela lado esquerdo passe.

De acordo com especialistas, em boa parte das vezes em que a dor embaixo da costela lado esquerdo ocorre, está relacionada com a má alimentação que, consequentemente, vira acúmulo de gases na barriga. Principalmente se você sente isso bem de vez em quando, sem dúvida pode ser gases. Porém, é sempre melhor avaliar diante de um profissional, até para que você fique com a consciência mais tranquila.

Atenção aos órgãos relacionados à região

Como você pode ver, a principal indicativa a respeito da dor embaixo da costela lado esquerdo são os gases. Porém, é importante se atentar a diversos fatores, porque nessa região estão localizados diversos órgãos importantes do corpo humano.

Por isso, é importante estar atento se a dor vem se repetindo muito, a intensidade, frequência, entre outros. Quem é mulher, por exemplo, tem tendência a sentir mais essa dor do lado esquerdo do abdômen, devido ao ciclo menstrual, etc. Cada mulher sente de uma forma e tem cólicas com intensidades diferente.

Veja, nessa região, estão localizados também uma parte do intestino, pâncreas, baço, parte do estômago, fígado e rim. Por isso, não se pode sempre achar que é uma dor normal, principalmente se ela é muito frequente. No caso das mulheres, ainda tem do lado esquerdo o ovário e as trompas.

Então, se você vem sentindo dor embaixo da costela lado esquerdo com bastante frequência, procure um médico.

Indicativo de hepatite: dor embaixo da costela lado esquerdo

Dor embaixo da costela lado esquerdo costocondrite

Outra doença que também apresenta como um dos sintomas a dor embaixo da costela lado esquerdo é a hepatite. Porém, é preciso ficar atento aos demais sintomas da doença, que são:

  • Falta de apetite
  • Fadiga
  • Febre
  • Dor nas articulações
  • Náusea
  • Icterícia (pele e olhos amarelados)
  • Urina escura
  • Dores abdominais

Caso você beba álcool com frequência, e vem sentindo dores do lado esquerdo, melhor agendar uma consulta médica.

Pedra na vesícula

Dor embaixo da costela lado esquerdo pode ser um indicativo de pedra na vesícula. Caso essa seja sua condição, a dor é causada pela obstrução da vesícula, podendo ter uma ou demais pedras causando o incomodo.

Quando não tratada, ocorre a inflamação, gerando assim a cólica, principalmente quando a pessoa tem uma alimentação muito errada, com alimentos gordurosos.

Pancadas e tipos de atividades

Caso esteja sentindo dor embaixo da costela lado esquerdo, procure recordar se realizou algum tipo de atividade diferente, que não esteja acostumado no seu dia a dia. De repente levantou mais peso do que deveria e, agora, pode estar sentindo dores na região.

Se for algo do tipo, algum analgésico logo resolverá o problema.

Para quem pratica atividades do tipo Muay Thai, MMA ou Rugby, devido ao contato mais intenso e exercícios pesados, pode sim acontecer de sentir incomodo não apenas na costela, mas em outras partes do corpo.

Costocondrite

Caso não tenha ocorrido nenhum tipo de pancada ou atividade mais pesada, outro motivo da dor pode ser costocondrite, uma inflamação nas cartilagens que ligam as nossas costelas.

Em caso de Costocondrite, pode ocorrer também mais sensibilidade nos seios, devido à pressão que ocorre em toda essa região. Pode ser feitas compressas quentes na região para aliviar o incomodo, ou também indicação do médico para o uso de anti inflamatórios.

Como você pode observar, há diversos fatores que devem ser observados quando há dor embaixo da costela lado esquerdo. É sempre importante passar por um médico, pois ele poderá fazer uma avaliação mais individualizada do seu caso e, assim, entrar com o tratamento adequado.

As dores nas costelas também podem indicar problemas respiratórios e até câncer e infarto. Então, não dá pra ignorar.

Veja o vídeo acerca da dor em baixo da costela:

Veja também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.