Dor no calcanhar, o que pode ser

Às vezes sentimos algumas dores que surgem de repente e em lugares um tanto curiosos. Como nosso corpo é cheio de mistérios, logo ficamos preocupados e pensando o que aquilo pode ser. A dor no calcanhar, o que pode ser, por exemplo, o que será que pode ser?

Esse tipo de dor pode ser comum, dependendo da profissão ou das atividades que você realiza. E há também alguns fatores que podem acabar causando a dor no calcanhar, como aumento de peso repentino, lesão, etc. Mas vamos falar sobre isso a seguir.

Dor no calcanhar, o que pode ser

dor no calcanhar o que pode ser tratamento

O nosso calcanhar, junto com nossos pés, são os grandes responsáveis por sustentar o nosso corpo. É por isso que, quando abusamos muito das atividades, carregamos muito peso ou realizamos alguns exercícios mais intensos, pode acontecer sim de sentirmos a região mais sensível.

Sentindo dor no calcanhar, o que pode ser?

Apesar do calcanhar conseguir suportar bastante peso e esforço, por ser formado por ossos, nenhuma parte do corpo deve sofrer excessos, principalmente repentinos. Por isso, toda atenção e cuidado com a saúde é primordial para que nosso corpo fique em harmonia. A primeira coisa que você deve avaliar é a intensidade, tentar lembrar o motivo (lembre-se ficou muito tempo de pé) e procurar um médico se tonar que está persistindo.

O normal é que todas as partes e órgãos do nosso corpo estejam bem, sem causar dores ou incômodos. Mas por exemplo, se ontem você ficou muito tempo de em pé ou fez uma maratona, pode acontecer de sentir dor no calcanhar, o que pode ser? Em casos assim, além do repouso, fazer compressas de gelo irá ajudar a aliviar a dor.

Porém, se ela persistir, você deve mesmo é procurar um médico para que ele possa avaliar e fazer um exame de raio X, para ver se há alguma luxação ou fratura mais grave que esteja causando a dor.

Atenção aos sintomas e possíveis motivos

dor no calcanhar como evitar

Trabalho e atividades em pé

A nossa rotina já é atarefada e cheia de correria. Organizar a casa, levar os filhos na escola, trabalhar e ainda tem aquela obrigação de se exercitar no final do dia. É por isso que muitas vezes o corpo não aguenta, e acaba dando sinais de que você precisa parar um pouco. O problema é que, para a gente parar, só mesmo quando vem uma resposta mais agressiva, como é o caso de dor no calcanhar, oque pode ser, e demais partes do corpo.

Se você trabalha muito tempo em pé, o ideal é ter um banquinho ao lado onde possa, de tempo em tempo, sentar para poder aliviar um pouco o incomodo. São pequenas medidas de prevenção que irão ajudar você a manter todo o seu corpo funcionando bem e livre das dores. Além do banquinho, também faça pequenos alongamentos durante o expediente.

Atenção ao calçado

A dor no calcanhar, o que pode ser? Também pode ser causada por sapatos inadequados. Seja no trabalho e principalmente durante a atividade física, é preciso escolher sapatos de qualidade, de preferencia ortopédicos para manter seus pés e calcanhares protegidos. Além da dor no calcanhar, um sapato o tênis inadequado pode causar dores na coluna também. Fique atento.

Caminhada irregular

Outro fator que pode gerar dor no calcanhar, o que pode ser?  Quando caminhamos de forma errada. É essencial saber equilibrar o peso do corpo firme nos dos pés, não sobrecarregando assim alguns dos calcanhares. Pode reparar que, geralmente, a dor no calcanhar acomete apenas um deles, por isso é mais uma indicativa de que você pode estar andando de forma irregular. Observe também, se de repente um sapato não está mais gasto que o outro, gerando assim desequilíbrio.

Dicas para evitar dor no calcanhar

dor no calcanhar causa e sintomas

1 – Tire um tempo para relaxar os pés

Depois de um dia de trabalho, procure retirar um tempo para colocar as pernas pra cima, literalmente, ajudando assim a relaxar os pés e o calcanhar. Fique pelo menos uns 30 minutos descansando, faça massagens nos pés e aproveite para hidratar a região.

2 – Faça compressa de água quente antes de dormir

Antes de dormir, coloque seus pés em uma bacia com água quente e sal grosso e fique relaxando por pelo menos uns 15 minutos. Isso irá ajudar a tirar um pouco da tensão na região, além de melhorar a qualidade do sono.

3 – Escolha bons sapatos

Muita atenção na hora de comprar sapatos novos. Além de experimentar, caminhe e verifique o tipo de material. Na maioria das vezes o barato sai caro. Não caia nessa.

4 – Pratique atividade física

Não leve uma vida sedentária, pois as dores no corpo também podem surgir quando a gente fica muito tempo sem fazer nada. Comece devagar e vá alternando os exercícios conforme sua evolução.

5 – Controle o peso

E mais um fator muito importante: controle o seu peso para que a dor no calcanhar não te acometa. Esse, sem dúvida, é um dos motivos da dor, principalmente quando se ganha peso repentinamente. Fique atento.

Veja o vídeo acerca da dor no calcanhar, o que pode ser?

Veja também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.