Formigamento no corpo todo

O formigamento no corpo todo pode ser um sinal de que algo não está bem. Nosso organismo é sábio e costume se comunicar de alguma maneira quando há algo errado. No caso do formigamento no corpo, há diversas causas que podem acarretar nessa sensação, desde crise de pânico, até devido à falta de oxigênio e problemas no sistema nervoso central.

É bastante comum, quando ficamos durante muito tempo na mesma posição, algum membro ficar com a circulação comprometida e sentirmos o formigamento. Mas esse é algo normal, que não representa um problema de saúde e logo passa quando voltamos a nos movimentar.

Quer saber mais sobre formigamento no corpo? Então confira esse artigo exclusivo que preparamos!

Formigamento no corpo todo é perigoso?

formigamento nas duas pernas

O formigamento representa gravidade quando começa a se manifestar muito frequentemente, inclusive aqueles dos membros inferiores, que acabam sendo os mais comuns. Esse formigamento pode representar algum tipo de doença no nervo periférico e, exatamente por isso, merece atenção do paciente, que deve imediatamente procurar um médico.

É importante ressaltar que o normal é a gente se sentir sempre bem, com nenhum tipo de alternância em nossas funções, sejam elas físicas ou psicológicas.  Por isso, observe, se você nota que sempre que cruza as pernas o formigamento ocorre, pode representar uma neuropatia diabética e outras neuropatias hereditárias. Mas o que é neuropatia? É a doença do nervo periférico, sensitivos e motores.

Formigamento nas duas pernas ao mesmo tempo

Nesse tipo de formigamento, a sensação geralmente começa pelos pés e depois vai subindo até acometer as pernas, podendo passar para os membros superiores.

É preciso ficar atento também àquele tipo de formigamento que não passa. A pessoa pode sentir durante a noite e acordar até assustado, por exemplo, ou mesmo durante o dia ter algo no corpo com aquela sensação. Se isso ocorrer, é preciso procurar um médico imediatamente para que averiguar de que nada está errado com a sua saúde.

Formigamento no corpo todo

É como se fosse uma sensação de peso ou dormência, e pode acontecer inclusive quando o indivíduo acorda e não consegue mexer o corpo. Quando é generalizado, é possível que a pessoa sinta o formigamento no corpo todo por horas, causando bastante desconforto. Por isso a necessidade de procurar um médico com urgência.

Casos assim podem representar algum tipo de problema no sistema nervoso central, precisando entrar rapidamente com o tratamento adequado.

Doenças que podem causar formigamento no corpo

formigamento no corpo todo

Diabetes

A doença que ocorre devido aos altos níveis de açúcar no sangue, pode também causar a sensação de formigamento no corpo todo, evoluindo para feridas e até úlceras quando não controlada.

Para evitar a diabetes, tudo começa com o estilo de vida, que deve ser regrado, sem alimentação com muitos carboidratos e açúcares.

AVC e Infarto

Um dos sintomas quando a pessoa pode vir a ter um AVC é a sensação de Formigamento no corpo todo e fraqueza muscular. Em seguida, a fala também fica comprometida e começam as dores no peito e enjoos.  É algo muito sério e que pode levar a morte quando o atendimento não é imediato.

Ansiedade e estresse

Em casos de estresse estremo, como algum acontecimento que o indivíduo acaba de passar, pode acontecer dele sentir formigamento no corpo todo, deixando a situação ainda mais desesperadora.

Quando é ansiedade, geralmente o formigamento começa pelas mãos de forma leve, vai subindo para os braços… O indivíduo quando nota isso, fica ainda mais ansioso achando que algo de muito ruim está acontecendo, e o  formigamento apenas se intensifica, podendo acometer os membros inferiores, dificultando até que a pessoa caminhe normalmente.

É uma sensação bastante desesperadora e ruim, e na maioria das vezes é preciso que o paciente vá para o hospital para receber doses de tranquilizantes na veia. Depois de controlada a ansiedade com o medicamento, a sensação de formigamento vai passando e tudo volta ao normal.  

Problemas no sistema nervoso

Outras situações que podem causar formigamento é quando há algo errado com o sistema nervoso. Casos de esclerose múltipla, por exemplo, podem causar a sensação de formigamento e vai atingindo um membro de cada vez.

Síndrome do túnel do carpo

Doença que se caracteriza pela compressão do nervo túnel do carpo, que fica no punho. Essa síndrome causa a sensação de formigamento, principalmente na ponta dos dedos. Pessoas que trabalham muitas horas no computador podem desenvolver isso.

Dicas extras

Se você notou que anda tento formigamento no corpo com certa frequência, o ideal é procurar um médico para averiguar como vai sua saúde e fazer alguns exames específicos.

É sempre importante estarmos bem e conscientes de que tudo está em harmonia em nosso corpo e mente!  

Veja o vídeo acerca das doenças que podem dar origem ao formigamento no corpo todo:

Veja também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.