Pés inchados o que pode ser

Você sofre com pés inchados? O que será que isso significa? Pés inchados o que pode ser? Esse inchaço é um sintoma que acomete muitas pessoas, e tem causas distintas. Algumas pessoas sofrem com o quadro, por exemplo, em dias mais quentes ou quando caminham e ficam muito tempo de pé.

De qualquer maneira, o normal é que os pés não fiquem inchados, então é sempre importante averiguar. Confira mais neste artigo: Pés inchados o que pode ser?

Pés inchados o que pode ser?

pés inchados o que pode ser

Existem diversos mecanismos que podem levar a esse quadro, causando edema e inchaço nos pés. Existem quadros onde o inchaço não ocorre igual em ambos os pés, por exemplo. Por isso, é extremamente importante agendar uma consulta médica, pois cada caso precisa ser avaliado de forma individualizada.

Alguns edemas, por exemplo, não se restringe apenas aos pés, podendo acometer as penas também. Durante a conversa médica, o especialista deverá fazer uma série de perguntas a fim de compreender melhor o que está causando o inchaço nos pés.

  • O inchaço ocorre em determinado período?
  • Ele passa se você se deita e mantem as penas elevadas?
  • Paciente urina normalmente?
  • Tem espuma na urina ou não
  • Tem dor ou não?
  • Existem manchas além do inchaço?
  • Tem febre?
  • Cansaço e falta de ar para andar?

Enfim, essas são apenas algumas das questões que o médico certamente irá perguntar com o intuito de chegar a um diagnóstico mais assertivo. Pode ser que não seja nenhum sinal de doença grave, geralmente relacionado pela falta de circulação.

Quem não pratica atividades físicas regulares, por exemplo, pode apresentar esse quadro mais comumente. A preocupação deve ser maior quando o inchaço nos pés vem acompanhado de outros sintomas, como a vermelhidão, dores, febres… aí sim deve ser analisado de forma mais séria, por um especialista.

Além dessas ocasiões que mencionamos, a resposta a pergunta pés inchados o que pode ser? Podem acometer as mulheres grávidas, uma vez que elas acabam passando por alterações na circulação, causando assim o inchaço.

O mais importante que você precisa ter em mente é que, quando aparecer um inchaço nos pés de repente, sem torção ou queda, e você não está grávida, procure um médico para averiguar a fundo o motivo.

Possíveis causas de inchaço nos pés

pés inchados o que pode ser

Quedas e torções

Pés inchados o que pode ser? O inchaço nos pés pode ser causado por lesões, possíveis quedas e torções. Uma simples virada no pé pode causar aquele mau jeito, que incha imediatamente. Como em casos assim a dor costuma ser forte, é importante passar pelo médico para tomar um analgésico e fazer um raio-X.

Não adianta apenas chegar em casa e colocar gelo. Isso pode resolver o problema no momento, mas um raio-X é essencial para averiguar a parte interna dos ossos e músculos.

Problemas de má circulação

Quando é má circulação, geralmente os pés, pernas e mãos incham quando a pessoa fica muito tempo em pé, ou quando também está muito calor.

Esta costuma ser a causa mais comum de inchaço nos pés, e você pode notar até pelos tornozelos e pernas, que também costumam inchar. Em casos assim, não existe dor, apenas um leve incômodo por sentir os membros inferiores mais pesados.

É devido ao envelhecimento natural das veias que a circulação pode ficar afetada. Para resolver isso, é extremamente importante se exercitar e fazer massagens como drenagem linfática. Beber bastante água é também fundamental para ajudar a reduzir o quadro.

Trombose

Quem já apresenta problemas nas veias, deve ficar ainda mais atento para averiguar se o inchaço nos pés não se deve à trombose. A trombose ocorre quando um coágulo entope a veia. Como o sangue não circula, pode ficar acumulado, causando inchaço na região dos pés e tornozelos.

Insuficiência cardíaca

Outro fator que pode causar inchaço nos pés são as doenças cardíacas. A insuficiência é uma delas, causada mais em pessoas idosas, onde o músculo do coração envelhece e passa a ter dificuldades de bombear.

Com isso, o sangue começa a acumular nos pés, tornozelos e pernas. A doença deve ser tratada e acompanhada por um médico especialista.

O que fazer para diminuir o inchaço nos pés?

Quando a causa do inchaço é devido a má circulação e dias de calor, apenas se deixar e colocar os pés para cima irá ajudar a aliviar o quadro. É importante se manter deitado e relaxado por pelo menos 20 minutos. Manter uma boa alimentação, ingerir bastante água e fazer atividade física é também ótimo para que a circulação fique normal.

Para quem trabalha muito em pé, o uso de meias elásticas ajuda a manter a circulação, evitando assim os pés inchados. Outra atenção que você deve ter é a respeito do consumo de sal, que deve ser controlado se você sofre de retenção de líquidos.

O mais importante é sempre se manter atento e procurar um médico quando notar que os pés estão inchados por mais de um dia.

Veja o vídeo acerca dos pés inchados o que pode ser:

Veja também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.