Quais São Os Sintomas Da Ansiedade?

Neste artigo vamos falar sobre os sintomas da Ansiedade, essa doença psíquica é caracterizada pelo sentimento de incapacidade de resolver os problemas mais simples e leva o nome de transtorno de ansiedade generalizada. É um estado ao qual o corpo se submete a insegurança, medos sem motivos, suor frio, sensação paralisante, taquicardia e angústia sem causa definida, esses são os sintomas mais comuns da ansiedade. Com tudo, quando o estado de dificuldade termina a pessoa volta ao seu estado normal. Os tratamentos são pautados em remédios ansiolíticos, mas as mudanças de hábitos porém podem sozinhos curar o problema.

Quando os episódios de ansiedade tornam-se repetitivos e constantes, tem-se uma situação chamada de Transtorno de Ansiedade: caracteriza-se por “respostas ao estresse” constantes e acentuadas, de modo a interferir na qualidade de vida do indivíduo.

Resultado de imagem para ansiedade

TIPOS DE ANSIEDADE

Dentre os transtornos de ansiedade, pode-se ter uma infinidade de doenças:

Fobias Especificas –  são “medos” e formas de evitar algumas situações ao máximo. Ex: aracnofobia – é o medo de aranhas.

Fobia social –  se trata de uma insegurança quando o assunto é relacionar-se. A pessoa tem a constante sensação de estar sendo observada, e tem uma preocupação com o que os outros pensam a seu respeito.

Transtorno de estresse pós-traumático – um problema que inicia-se após situação extrema de estresse, como a perda de um familiar, término de relacionamento, dificuldade financeira, etc.

Transtorno obsessivo-compulsivo – o exemplo mais característico é a obsessão por alimentar-se. Geralmente, é uma forma de “refúgio” para as situações e estado de estresse extremo do dia a dia.

Transtorno do pânico – situação patológica em que ocorrem crises de medo e desespero, em que o indivíduo espera que algo ruim aconteça, sem que haja motivos específicos para tal.

Transtorno de ansiedade generalizada – o paciente apresenta uma preocupação excessiva e persistente, que acabam por levar sua tranquilidade, boas noites de sono e destroem a sua concentração e produtividade.

 

Sintomas

  • Medo
  • Sensação de cansaço ou fraqueza
  • Insonias
  • Tremer das pernas e braços
  • Nervosismo
  • Desconcentração

Tratamento

Se durante a leitura destes sintomas, você se identificou, ou lembrou de algum familiar ou colega, então esteja atento. A soma dos sintomas apresentados pode ser um forte indicativo de transtornos de ansiedade, e a ajuda deve ser buscada imediatamente.

O médico responsável pelo tratamento de distúrbios mentais é o psiquiatra, que geralmente combinará o tratamento farmacológico (remédios) com o não farmacológico, que envolve a:

Prática de exercícios físicos

Esta provado que a pratica de exercícios físicos é uma boa maneira para tratar a ansiedade e também libertar toxinas do seu corpo. Uma caminha durante 30 minutos trás muitos benefícios a sua saudê.

Para que a sua caminha seja mais efetiva siga os nossos conselhos:

  • Hidra-te o seu corpo
  • Use o momento para meditar, pensar, questionar, conversar com seu eu
  • Procure ambientes calmos próximos à natureza, como praias e parques arborizados
  • Mantenha regularidade de dias e horários, é o hábito que leva aos benefícios e à cura
  • Use o momento da caminhada para ouvir uma música relaxante

Terapias alternativas

Yoga – é muito mais do que a prática de um exercício como também uma ideologia de vida em que é aprendido a controlar a mente e o corpo por meio de um conjunto de técnicas respiratórias, meditação e posturas corporais. Muito eficaz e benéfica para casos que envolvam o desequilíbrio emocional e mental, a Yoga é uma boa opção para tratar a ansiedade. Além do relaxamento, ajuda a fortalecer os músculos, proporcionando um aumento da vitalidade e, promove o aumento da flexibilidade e consequentemente, maior controle sobre o estresse.

Acupuntura – é uma técnica da medicina chinesa capaz de remover dores e a ansiedade. Ela é feita por meio da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Deve-se ter em consideração que o tratamento difere de pessoa para pessoa. Entre os benefícios da prática estão:

  • Redução da ansiedade
  • Resolução de problemas de saúde
  • Sensação de tranquilidade

 

A nossa equipa deixa um vídeo acerca da ansiedade:

Veja também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (50 votes, average: 4,77 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.