Quem tem gastrite pode comer banana?

Quem tem problemas no estômago precisa o tempo todo estar atento a respeito do que comer. Uma das dúvidas que mais surgem é: Quem tem gastrite pode comer banana?

Como a banana é uma das frutas mais queridinhas dos brasileiros e também de outras culturas ao redor do mundo, existe essa preocupação se pode ou não comer a fruta. Será que ela piora os sintomas da doença?

Enfim, todo cuidado é pouco. Mas neste artigo, vamos abordar o tema e ainda dar algumas dicas de como controlar a gastrite. Vamos lá?

Quem tem gastrite pode comer banana?

o que e gastrite

De fato, existem alguns alimentos que devem ser evitados pelas pessoas que sofrem de gastrite. Alguns dos exemplos são os alimentos com cafeína, bebidas alcoólicas, chocolates, chás, limão, laranja, frituras, embutidos em geral, chicletes e alimentos com muito condimentos, como alho, cebola e pimentão.

Gastrite e banana, será que combinam?

Se você é apaixonado por banana, saiba que a fruta não piora os sintomas da gastrite. Por isso, respondendo à dúvida, quem tem gastrite pode comer banana, sim, pode! É um mito essa crença de que a banana pode piorar a gastrite, pois é o contrário disso. Na verdade, a fruta inclusive é benéfica para quem sofre não apenas de gastrite, mas também de problemas de estômago de maneira geral.

Além disso, ao comer banana, você estará oferecendo ao estômago uma espécie de proteção contra o ácido que pode circular na região. A banana funciona como uma barreira contra o ácido, aliviando assim os sintomas. Não apenas a banana, mas diversas outras frutas são benéficas para os problemas estomacais. Melão, banana, pera, uva, pêssego, kiwi… essas frutas são excelentes para quem tem gastrite.

O que é gastrite?

Trata-se de uma doença conhecida pela inflamação do revestimento estomacal. Pode acontecer infecção e erosão também. A barreira que protege o estômago fica enfraquecida, fazendo com que os sucos digestivos façam mal ao estômago.

Quando não controlada, ela pode virar uma úlcera e até evoluir para um câncer. Entre as causas, também podem ser algumas bactérias e vírus, e até mesmo o refluxo. Por isso, sempre que sentir algum tipo de incômodo no estômago, fique atento aos sintomas e, em caso deles persistirem por mais de dois dias, procure ajuda médica.

Quais são os sintomas da gastrite?

  • Dores abdominais
  • Sensação de queimação e azia
  • Indigestão
  • Vômitos
  • Náuseas
  • Perda de apetite

Existe cura para a gastrite?

Sim, mas precisa ser descoberta o quanto antes e tratada da forma correta. Além dos medicamentos que o médico deverá indicar, como Antiácidos, omeprazol, esomeprazol, lansoprazol, rabeprazol e pantoprazol, e antibióticos, há todo um estilo de vida que precisa ser mudado.

A alimentação é a base para se ver livre da gastrite e ter uma vida com mais qualidade.

Alimentos bons para o controle da gastrite

Como você pode observar, já respondemos a dúvida sobre quem tem gastrite pode comer banana. Além disso, há uma série de alimentos que são positivos e ajudam a controlar a doença.

Vejamos a seguir alguns deles:

1 – Sucos de Aloe vera

Ela é mais conhecida popularmente como babosa e devido aos diversos benefícios para a saúde, a indústria passou a investir na aloe vera, produzindo produtos e sucos.

Devido ao poder cicatrizante, os sucos de aloe vera são ótimos para controlar os sintomas da gastrite, aliviando aqueles enjoos e dores.

2 – Biomassa de banana verde

quem tem gastrite pode comer banana

Mais um indício de quem tem gastrite pode comer banana sim. Tanto que a fruta é recomendada, principalmente quando ainda está verde. A banana verde possui amido, fortalecendo o organismo e deixando os lactobacilos vivos. A doença faz surgir muitas bactérias ruins, e a biomassa de banana verde faz gerar as bactérias do bem.

Para preparar, é preciso pegar banana e cozinhá-la. Os lactobacilos são os responsáveis por manter a flora intestinal em bom estado, tornando a digestão mais fácil e, quando tudo está em ordem, a qualidade de vida melhora, a pessoa perde peso, a pele também fica macia e saudável. Enfim, o intestino sempre precisa estar funcionando corretamente. É por isso que quem tem gastrite pode comer banana sim!

3 – Suco verde

Um bom suco de couve com salsinha é mais um poderoso remédio natural para se ver livre da gastrite. Essa mistura é rica em zinco, tem ação antioxidante e ainda oferece energia para o nosso dia a dia.

4 – Carnes brancas

Quem tem gastrite, deve evitar as carnes vermelhas, devido a quantidade maior que gordura, e investir nas carnes brancas, como peixes e frango. Aliás, todo alimento gorduroso deve sair da lista de prioridades, salgadinhos, frituras… Prefira as comidas cozidas, muitas verduras, frutas e folhas verdes.

Veja o vídeo acerca dos benefícios da banana:

Agora você já sabe que quem tem gastrite pode comer banana sim, então, não deixe de compartilhar esse artigo com amigos e parentes que sofrem de gastrite. Eles vão adorar saber a novidade.

Veja também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.