Sangramento fora do período menstrual

Todos os meses as mulheres, através do ciclo menstrual, podem observar que tudo está bem com a sua saúde. Apesar de muitas não gostarem, a menstruação é importante e nos diz o quanto estamos saudáveis. Mas e quando ocorre um sangramento fora do período menstrual? Sem dúvida isso gera uma preocupação muito grande, enchendo a cabeça de neuras.

O que fazer nessas horas? Será que se trata de algum problema sério? É sobre isso que vamos falar neste artigo, confira só!

Por que ocorre o sangramento fora do período menstrual?

causas Sangramento fora do período menstrual

Muitas mulheres nem imaginam, mas o fato é que é grande a incidência de sangramento fora do período menstrual. Essa irregularidade já pode acontecer a partir do momento em que a menina entra da adolescência, acompanhando a mulher até a pós-menopausa. Essa irregularidade, geralmente, é mais presente no período fértil da mulher, que é quando ocorre a ovulação. Então, as mulheres entre 13 até 50 anos, podem sim passar por esse sangramento fora do período menstrual.

Veja, no caso do sangramento após os 50 anos, quando já está diagnosticada a menopausa, que é um ano sem menstruação, a mulher deve fazer uma consulta com urgência para que o ginecologista possa avaliar o caso. Então, esse sangramento sim representa que algo de errado está ocorrendo.

Sangramento entre dois ciclos

Bem, no caso de mulheres jovens, que apresentam ciclos menstruais normais, essa irregularidade entre dois ciclos é a considerada comum e normal. É aquela que ocorre de forma bem inesperada, e você até se assusta por ainda não estar dentro da data correta. Geralmente, esse sangramento irregular fica entre 1 a 2 dois dias.

Mas o que leva esse sangramento fora do período menstrual?

De acordo com especialistas, há quatro motivos aparentes que pode causar esse ciclo irregular e são eles: ovulação, contracepção, gravidez e menopausa. Veja, esses são as causas mais comuns apontadas, mas há outras que podem causar sangramento fora do período menstrual e vamos falar mais adiante. No caso da ovulação, a mulheres quando entra nessa fase pode apresentar um leve sangramento porque é quando ela está mais fértil e há mudanças em seu corpo acontecendo neste momento.  É normal e não precisa se preocupar.

O sangramento entre dois ciclos também pode ocorrer quando há mudanças de métodos contraceptivos, como DIUs, anticoncepcionais, injeções, etc. Na menopausa também pode haver a presença de sangramento como já explicamos anteriormente. E o quarto motivo seria em casos de gravidez. Apesar de não ser o mais comum, algumas mulheres podem sim sangrar nos primeiros meses. Por isso, quando se descobrir grávida, procure um médico de sua confiança para realizar todos os exames e acompanhamentos necessários.

Quando procurar um médico?

Você viu até aqui alguns dos motivos mais comuns apontados pelos médicos a respeito do sangramento fora do período menstrual. Porém, é fundamental ressaltar que caso essa irregularidade se mostre comum, como que aparecendo todos os meses entre uma menstruarão e outra, procure o seu ginecologista para relatar o problema. Ele irá te examinar e solicitar alguns exames para averiguar o quadro. Isso também te deixará mais tranquila a respeito de sua saúde.

Bônus: outras possíveis causas de sangramento fora do período

Sangramento fora do período menstrual

As mulheres são uma verdadeira explosão hormonal e, por isso, precisam de bastante atenção da parte clínica quando estão realizando consultas e exames. Exatamente devido aos hormônios, muitos outros fatores podem mexer com o corpo feminino, fazendo algo “desregular ou sair do controle”. Por exemplo, o estresse é outro motivo que pode estar fazendo você ter sangramentos inesperados e fora do período menstrual.

Então, se você sabe que anda trabalhando demais, anda se aborrecendo muito, é hora de rever seu estilo de vida e mudar. Nada é mais importante que a sua saúde, todo o resto pode esperar, acredite! Vale lembrar também que mulheres que sofrem com problemas de ovário policístico também podem apresentar algum sangramento, e isso ocorre exatamente pelo desequilíbrio hormonal.

Tanto que o tratamento mais comum para quem sofre com a síndrome do ovário policístico é a indicação de pílulas anticoncepcionais. A tireoide desregulada é também algo que pode causar sangramento fora do período. Para quem não sabe, a tireoide também se desregula devido a problemas na produção hormonal. Por isso é tão importante realizar exames periódicos.

Sangramento pós-relações sexuais

Outra situação que pode causar sangramento é depois que a mulher teve relações sexuais, e não necessariamente a primeira relação. Como a vagina e suas paredes são bastante sensíveis, dependendo da posição e intensidade, pode sim haver um leve sangramento na região, mas que logo desaparece. Independente do que esteja causando o sangramento irregular, não deixe de procurar um médico se ele permanecer por mais de três dias.

Veja o vídeo com as causas do sangramento fora do período menstrual:

Veja também:

Gostou desse artigo sobre sangramento fora do período menstrual? Então compartilhe com suas amigas!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.