Sintomas Da Dengue Hemorrágica E Clássica

A dengue é um dos essenciais problemas de saúde da humanidade, os sintomas da dengue são inúmeras. Dengue é o termo atribuído a um vírus que origina uma doença com elevada febre. Esta doença é transmitida através do mosquito Aedes Aegypti cuja origem são zonas com clima tropical.

O melhor remédio para acabar com esta doença é realizar uma vacina. Os grandes sintomas da doença são, o mal estar e febre, contudo as dores de cabeça e o mal estar também são detetáveis. Geralmente os sintomas acabam por ser visíveis 48 horas após a picada do Aedes Aegypti.

É muito importante saber como se desenvolve esta doença que origina alterações da temperatura no nosso corpo. Ao saber pormenorizadamente vai conseguir mais rapidamente um tratamento eficaz, não confundindo a dengue com a gripe ou resfriado.

dengue sintomas

Principais sintomas da dengue

Os sintomas desta doença variam de pessoa para pessoa. Contudo, a dengue apresenta diversos sintomas, tais como:

  • Tonturas;
  • Dor corporal;
  • Vômitos;
  • Dor nos olhos;
  • Desmaios;
  • Febre súbita;
  • Dificuldades ao respirar;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Dor óssea;
  • Forte dor de cabeça;
  • Manchas na pele;
  • Cansaço;
  • Pele amarelada e fria;
  • Desaparecimento do apetite;
  • Urina avermelhada;
  • Sede exagerada.

Ao suspeitar que sofre da dengue é muito importante ingerir grande quantidade de líquidos e dirigir-se rapidamente ao médico especialista. O paracetamol é o medicamento que pode usufruir para abrandar as dores.

Sintomas da dengue hemorrágica

Estes sintomas podem ser visualizados após 72 horas, eles envolvem:

tratamento da dengue

Para além dos sintomas presentes na imagem, também podem aparecer indícios como a pressão arterial diminuída, pele amarelada e fria. Se deduz que sofre de dengue hemorrágica é crucial dirigir-se ao medico, caso contrario a morte pode ser inevitável.

Tratamento da dengue hemorrágica

O tratamento é realizado com base em antitérmicos e analgésicos. Não se recomendo a auto-medicação, dado que pode piorar o seu estado de saúde. O paracetamol e a dipirona podem ser usufruídos em caso de dor insuportável. Para que o tratamento seja ainda mais eficaz é necessário acompanha-lo com a ingestão de líquidos e descanso. Todo o processo de recuperação deve ser realizado no posto de saúde ou hospital com auxilio de farmacologia.

Contudo, em determinados casos mais marcantes pode ser indispensável o internamento hospitalar, dado que pode levar a outras doenças. Essas doenças podem gerar problemas sanguíneos, respiratórios e cardíacos.

Sintomas da dengue clássica

Neste caso os sintomas são mais acentuados e permanecem entre uma a duas semanas. Não se recomenda recorrer a auto-medicação antes de realizar uma consulta no médico.

sintomas da dengue

Confira subsequentemente os sintomas que a doença apresenta e veja o remédio caseiro para dengue:
  • Febre progressiva – A febre é um dos sintomas da dengue e tem tendencia a subir constantemente até atingir a temperatura entre os 39,5º a 40,5º.  Nesta etapa o descanso é essencial para o melhoramento do nosso organismo.

Remédio caseiro para dengue – O remédio a utilizar deve ser aquele que reduza a temperatura do organismo, é o caso de panos molhados nas axilas, na testa e na nuca, ingerir bastante líquido e recorrer a banhos de água ligeiramente fria. Pode também usufruir do paracetamol ou aspirina.

  • Vômitos – Os vômitos e também as náuseas originam-se por causa do mal estar gerado pelo dengue. Estes sintomas também podem ser acompanhados com enjoos e perda de apetite.
O remédio caseiro é muito fácil e eficaz, para isso é fundamental consumir alimentos de fácil digestão e em pequenas quantidades. Os alimentos a ingerir não podem ser muitos quentes e sem tempero.
  • Dor de cabeça – Este tipo de dor é bastante forte e doloroso, neste caso irradia a zona dos olhos. A dor tem tendencia a agravar-se ao realizar quais quer tipos de movimentos. Deve evitar realizar qualquer esforço físico.

Para aliviar a dor de cabeça deve recorrer a ingestão de chá de camomila e gengibre. Também pode consumir o paracetamol entre oito e oito horas.

  • Cansaço – O cansaço origina-se através da perda e desgaste de energia que acontece durante o período em que o nosso organismo combate o vírus. Nessa face da doença, é muito importante ter uma boa alimentação, desse modo o organismo irá ter forças necessárias para acabar com a doença.

O descanso é significativo para acabar com este problema. É relevante o consumo de grandes quantidades de água e uma rica alimentação em vitaminas.

  • Manchas na pele – As manchas na pele podem ser de cor avermelhado, consideram-se que são muito semelhantes as manchas do sarampo. As manchas aparecem nos braços e no tórax, para comprovar que sofre da dengue, pode recorrer a realização da prova do laço.
  • Dor óssea e abdominal  – Este tipo de dor origina-se em pessoas de todas as idades, a dor abdominal afeta principalmente os jovens. A parte do corpo em questão pode ficar com uma cor avermelhada e mesmo com um pequeno inchaço.

O remédio caseiro para dor óssea e abdominal é a utilização de compressas bem frias nas partes afetadas. Desse modo o inchaço irá diminuir. Também pode recorrer ao consumo da Dipirona e do Paracetamol.

Veja o vídeo do que fazer para não ser picado

Veja também:

Sintomas da dengue em crianças

Em crianças e bebês torna-se mais complicado fazer a distinção da dengue das outras doenças. Por esse motivo, quando o bebê apresenta sintomas como a febre ou vômitos é importante  dirigir-se ao médico.

No hospital o médico irá prosseguir a realização de um exame sanguíneo e de seguida indica-rá o tratamento certo. Ainda assim, o médico poderá receitar o paracetamol para diminuir a dor existente.

Os sintomas da dengue mais frequentes em crianças e bebês são a perda do apetite, febre alta, vômitos, nervosismo e diarreia.

Normalmente, o tratamento é realizado em local de residencia, ingerindo grande quantidade de líquidos e alimentos saudáveis e de leve digestão. É o caso de sucos e alimentos cozidos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.