Varicocele – Causas, Sintomas, Tratamento, Têm Cura..

A Varicocele são as varizes que aparecem nos testículos, originam-se por causa da expansão das veias que constituem o escroto, quando as veias alargam, a corrente sanguínea local é afetada e este processo origina a condensação de núcleos extremamente tóxicos levando ao aumento significativo da temperatura da pessoa em causa. Estas substancias toxicas originam mudanças na qualidade dos espermatozoides e também diminuem a quantidade dos dos mesmos, este processo é chamado de oligozoospermia. Este processo ocorre dentro do funículo espermático e move-se pela porção subsecutiva dos testículos juntamente com o epidídimo. Esta teia de veias acaba na veia testicular ou também conhecida como veia gonadal.

A veia gonadas direita enxuga na veia cava inferior, enquanto a veia testicular  esquerda enxuga na veia renal esquerda, a qual dirige-se para a veia cava inferior. Os vasos do plexo pampiniforme, normalmente diferençam entre 0.5 – 1.5 milímetros em diâmetro. O aumento destes vasos em mais de 2 milímetros em diâmetro é o que tem o nome de varicocele. Visualmente, estas veias são muito semelhantes as varizes que aparecem nas pernas.

varicocele sintomas

Causas

Este defeito no organismo do homem ainda não tem uma causa, nos dias de hoje é um dos objetos de estudo fundamentais da ciência humana, tal como as varizes que se originam nas pernas. Uma das alternativas a este problema é a genética, neste caso é um processo extremamente lento que desenrola-se de modo evolutivo. Normalmente este processo tem inicio na idade adolescente e prolonga-se em média até aos 25 anos de idade, em homens com mais idade, o alargamento das veias pode ter outro significado, é o caso do tumor renal.

A varicocele pode ser repartida em 3 níveis:

  1.  Tamanho pequeno e não é tocável a olho nu, unicamente com atos de assoprar, tossir ou contraindo os abdominais;
  2.  Tamanho médio e é tocável, ou seja, é sensível e tangível;
  3.  Tamanho grande e é tocável e perceptível.

Importante: Existem dois tipos de varicocele, a subclínica que manifesta-se exclusivamente quando encontra-se perante o exercício físico e a clinica que apresenta inúmeros níveis de alargamento das veias.

Sintomas

varicocele é heriditario

A varicocele encontra-se relacionada com a infertilidade, devido a elevada temperatura na bolsa escrotal. Em cerca de 72% das ocorrências, esta doença não apresenta sintomas, porém, pode originar:

  • Carga nos testículos;
  • Declínio dos testículos;
  • Veia extremamente larga, que é fácil de tocar;
  • Sensibilidade e descomodidades nos testículos.

 

Remédios Para Varicocele

Geralmente, o tratamento é realizado com base do nível de gravidade da doença, existem determinados métodos capazes de tratar do problema em causa, raramente são propostos remédios via oral. Em maior parte a doença não apresenta irregularidades para homens, por isso não a necessidade de recorrer a tratamento.

Tratamento

Quando os sintomas são prejudiciais ao bem estar do homem, é fundamental recorrer a determinados tratamentos que são impostos pelos médicos, das as intervenções mais realizadas destacam-se:

  1. Cirurgia simples – O processo decorre de forma aberta e normalmente é acompanhado com anestesia geral, decorre num intervalo de tempo em média 45 minutos.
  2. Embolização – Neste método os especialistas recorrem a ajuda de um cateter, realizando um pequeno corte na bolsa escrotal para retirar o a fluidez de sangue. Este procedimento tem menores riscos e é feito através de indicação por imagem.
  3. Cirurgia laparoscópica – É efetuado um pequeno corte na bolsa escrotal, desta forma existe menor probabilidade de infeção.

A varicocele é hereditária?

varicocele tratamentos cirurgcos

Sim, isto é, homens cujo familiares apresentem varizes na zona em causa, tem tendencia para uma maior evolução  da doença.

Varicocele Causa Impotência?

Este problema deixa de lado a maior parte dos homens, no entanto, existe pequena probabilidade de acontecer a infertilidade, mas para tal o portador da doença tem que estar com a varicocele bilateral. É fundamental que o homem procure ajuda de um urologista para avaliar o seu estado e caso necessário usufruir de um tratamento correto e sem futuros riscos.

Orientação:

Com base nas opiniões de inúmeros profissionais, é fundamental recorrer a atividades físicas diárias, complementando-as com uma alimentação saudável e rica em diversas vitaminas. Ao recorrer a uma frequente realização de exames irá prevenir futuros problemas.

Veja também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.